quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Obviamente, demita-se! (Drª. Isabel Jonet) - Pe. Gonçalo Portocarrero

Sou a favor da demissão da presidente do Banco Alimentar Contra a Fome pelas seguintes razões:

1.º - Por causa do nome. Isabel é nome de rainha e, pior ainda, de santa: duas inconveniências numa só palavra! À frente de uma instituição social exige-se um nome laico e republicano. Em política, o que parece é. Ainda por cima, a santa homónima fez o milagre errado: o que se quer é que as flores se convertam em pães, e não estes em rosas!

Se o nome próprio não ajuda, o apelido muito menos: Jonet! Soa francês e é parecido com Junot, de tão má memória. Além disso, é queque, e os pobres precisam de pão e não de bolos. Uma estrangeirada não pode comandar uma legião de voluntários que, periodicamente, nos assalta à entrada dos supermercados. Os pobres querem francesinhas e não afrancesadas!

2.º - Porque é presidente de um banco, ou seja, é banqueira! Portanto, faz parte da oligarquia que explora os pobres. Os bancos só ajudam quem não precisa e nunca serviram sopas aos pobres. Banqueira foi só uma, a do povo e mais nenhuma! E - note-se! - a D. Branca acabou na prisão! Nada de banco, a não ser o dos réus. O Banco Alimentar tem de passar a ser um sindicato e dar bifes, todos os dias, ao povo. Abaixo o Banco Alimentar e viva o Bitoque de Esquerda! Porque, afinal, se a banca é da direita, é da esquerda o monopólio do social.

3.º - Porque fez umas declarações incríveis: foi à televisão dizer coisas sensatas e, pior ainda, verdadeiras! E se o Governo dissesse toda a verdade sobre a crise, a oposição não prometesse o que sabe que não poderá dar e as centrais sindicais não aldrabassem sobre as greves?! Com verdades e bom senso não se vai a lado nenhum! Além disso, como muito bem explicou Orwell, a liberdade de pensamento e de expressão não servem para isso, nem são para todos!

4.º - Porque é contra a fome. Mas um banqueiro não pode ser contra o dinheiro, nem a presidente do Banco Alimentar contra a fome! Até porque a fome é necessária: as revoluções fazem-se em jejum. Com a barriga farta, não há quem proteste! Os obesos não apedrejam polícias! As sopinhas do Banco Alimentar querem dar cabo da raiva proletária, em nome da resignação cristã, mas, com conformismo, fica entornado o caldo revolucionário. É preciso ler Marx - não o Groucho! - e aprender que o que faz falta é exasperar a malta, para que seja carne de canhão para a revolução.

5.º - Porque é católica, o que é um insulto para a laicidade das instituições sociais. Há muito que os pobres foram nacionalizados, antes até dos bancos. Por sinal, capitães de Abril, por que raio é que o Alimentar ainda o não foi?! Já não há pobrezinhos paroquiais: agora são todos do Estado, são todos do povo, são nossos. Se a Igreja quer ter os seus próprios pobres, para promover bazares e canastas de senhoras bem, que os arranje à sua custa, mas os pobres nacionais não são de nenhuma religião, porque estão ao serviço das ambições políticas da esquerda! É que, se nos tiram os pobres, que nos resta?! Se já nem valores ou ideologia temos ...

6.º - Porque faz caridade. Para que, depois de um lauto banquete, já não lhe doa a consciência por ter comido à tripa forra, em uma hora, o que dava para alimentar, durante um mês, cem crianças. Mas esta caridade é a mordaça da hipocrisia que sufoca, na garganta do pobre, o grito da justiça. Quem quiser solidariedade social que deixe de brincar à caridadezinha e pugne pelos direitos dos proletários. É verdade que o marxismo não trouxe a justiça social, nem encheu as barrigas dos explorados, mas encheu de arrogância moral uma certa esquerda que fez da pobreza, que não conhece senão como abstracção, a sua bandeira e a sua razão.

Concluindo e resumindo: que se demita a presidente do Banco Alimentar!

Bem sei que, se o fizer, as dezenas de seus colaboradores, as centenas de voluntários, os milhares de dadores e as dezenas de milhares de pobres a quem ajuda, discreta e eficazmente, através de tantas instituições maioritariamente cristãs, ficarão a perder. Mas seria uma atitude muito politicamente correcta, que ganharia o aplauso de meia dúzia de sujeitos bem-pensantes, que nunca fizeram nada por quem tem fome.

Já agora ... alimente esta ideia!


blogger

5 comentários:

Anónimo disse...

tao catolicos e tao preocupados com os pobres...enfim a igreja aristocratica e politicamente comprometida com os grandes interesses economicos em portugal sempre nos surpreendeu pela positiva

Anónimo disse...

que estupidez! ñ concordo nada.... este povo fica todo revoltada por palavras ditas por isabel jonet( grande senhora) q ñ tinham cm objectivo afectar ninguem, mas sim explicar o q se passa c o povo portugues! gostava de vos ver a administrar o banco alimentar! parece q ñ mas é uma tarefa mt complicada! para finalizar é uma estupidez autentica um dos tópicos ser pelo facto de o nome dela ñ ser o indicado, mas vocês querem alguem que administre o banco alimentar correctamente, solidariamente ou alguem que tenho um nome bonito ?!?!? eu conheço bem um dos filhos dela e vcs ñ sabem o quanto ela se esforça para diminuir a fome! gostava q os portugueses ñ fossem tão pertinentes... mas é a vida

Anónimo disse...

ahahaha mas a sério que alguem aqui não percebeu a ironia d texto?!?!??!ahahah meus caros, o que autor pretende é abusar com ironia da ideia totalmente descabida que seria a Isabel Jonet demitir-se, apenas para satisfazer meia dúzia de "mentes brilhantes".ass:Vasco

João Silveira disse...

Obrigado, Vasco! Alguém que leia o texto como deve ser

Desabafos isabelinos 2 disse...

Este texto não tem nexo para mim!!!!!
Eu sempre apoiei o Banco alimentar e só não apoio mais porque vivo a 80 Lms de Lisboa, mas faço sempre donativos e as minhas filhas peditório!!!
Quanto ao voluntariado, já fiz quando tinha mais tempo livre: dei catequese!!! O que não me impede de dizer: a nossa cara Isabel Jonet devia ser mais piedosa porque 1_ há muitas pessoas solitárias, doentes e em depressão e sem dinheiro para viajar, sem família e que encontram amigos e convivem no FB!!!
2ª Há sites no FB em que se pode encontrar emprego!!!
3º Quem dá, dá desinteressadamente!!! Não pode vir acusar os desempregados de passarem o tempo no FB!! Como é que a Isabel Jonet sabe ?? Alguns nem casa, nem luz , nem água têm, quanto mais net!!!
Por amor de Deus!!!!
A Drª Isabel Jonet tem um trabalho meritório mas ganharia muito mais em não dar conselhos a quem não os pede e sobre uma realidade que ela não conhece!!!!
BOa noite
Isabel.