segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Não temos vinho: Uma devoção para casais


Às vezes a vida pode abanar o vosso casamento. Factores externos. Factores internos. O Matrimónio é uma vocação. As vocações santificam as nossas almas e não há santificação sem esforço. O que é que fazem durante esses tempos em que o casamento se torna difícil? A quinta gravidez. Talvez sem gravidezes.  Aborto espontâneo. Desemprego. Alcoolismo. Depressão. Doença. Desacordos. Desencorajamentos. Claro, o casamento é um grande dom e cheio de alegria. Mas o que se passa quando o vinho acaba e a única coisa que têm é água?

Durante a oitava da epifania, recordamos Cristo Nosso Senhor a transformar a água em vinho no casamento de Caná. Foi nesta ocasião que Cristo, através da intercessão da Santíssima Mãe, elevou o matrimónio à dignidade de sacramento. Eis a passagem para refrescar a vossa memória:
3 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. 4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. 6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. 7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. 8 E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. 9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. 10 E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. 11 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. (João 2:3-11)
Às vezes simplesmente só têm que se virar para a Santíssima Virgem e dizer, "Não temos vinho. A alegria acabou. Tudo o que temos aqui é água. Por favor transforma-a!"

Esta é uma aproximação sobrenatural ao Santo Matrimónio. Temos que perceber que todos os bens do matrimónio jorram do Sagrado Coração de Jesus através do Imaculado Coração de Maria. Independentemente de quão difícil ficar, Jesus e Maria podem transformar a água em vinho. Jesus pode transformar os acontecimentos aborrecidos, desinteressantes e medíocres das nossas vidas numa época de vindímas emocionantes que fazem o coração feliz.

Honestamente, as pessoas no Casamento de Caná não esperavam que Cristo e a Sua Mãe fizessem algo tão doce. Isto demonstra a magnanimidade de Cristo e de Maria para com a humanidade e especialmente para aqueles que são casados. Eles transformarão a água em vinho. Simplesmente peçam-lhes com humildade. No entanto, se não encherem os jarros, isto é, se não cumprirem os vossos deveres naturais no casamento, não esperem um milagre. Quanto mais água nos jarros, mais eles vão transformar em vinho. by Taylor Marshall


blogger

Sem comentários: