quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Diálogo entre São Francisco e o Sultão Al-Malik Al-Kamil

No ano 1219, há 800 anos, São Francisco de Assis encontrou-se perto de Damieta (Egipto) com o Sultão Al-Malik Al-Kamil. São Francisco explicou-lhe qual é o o fundamento evangélico para que os cristãos pudessem invadir as terras ocupadas pelos muçulmanos. 

O sultão apresentou-lhe outra questão:

«Vosso Senhor ensina no Evangelho que vós não deveis retribuir o mal com o mal, e não deveis recusar o manto que quem vos quer tirar a túnica, etc. Então, vós, cristãos não deveríeis invadir as nossas terras, etc...»

Respondeu o bem-aventurado Francisco:

«Parece-me que vós não tendes lido todo o Evangelho. Noutra parte diz-se: "Se o teu olho te escandaliza, arranca-o e atira-o para longe de ti" (Mt 5, 25).

Com isto quer ensinar-nos que também no caso de um homem que fosse nosso amigo ou parente, que amássemos como a pupila do olho, devemos estar dispostos a afastar-nos dele, e até arrancá-lo de nós, se nos tenta afastar da fé e do amor do nosso Deus.

Exactamente por isto os cristãos agem de acordo com a Justiça quando invadem as vossas terras e vos combatem, porque vós blasfemais contra o Nome de Cristo e vos empenhais em afastar da Sua religião todos os homens que podeis. Se, pelo contrário, vós quiserdes conhecer, confessar e adorar o Criador e Redentor do mundo eles vos amariam como a si próprios.»

Todos os presentes ficaram tomados de admiração pela resposta dele. 

in 'Fonti Francescane, Secção terceira – Outros testemunhos franciscanos, número 2691'


blogger

Sem comentários: