domingo, 12 de abril de 2015

Terço da Misericordia

O que é afinal o Terço da Misericórdia? 

Esta oração muito simples tem origem na revelação de Jesus a Santa Faustina Kowalska (1905-1938):

"Pela recitação desse Terço agrada-Me dar tudo o que Me pedem. Quando o recitarem os pecadores empedernidos, encherei as suas almas de paz, e a hora da morte deles será feliz. Escreve isto para as almas atribuladas: Quando a alma vê e reconhece a gravidade dos seus pecados, quando se desvenda diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não desespere, mas que se lance com confiança nos braços da minha Misericórdia, como uma criança nos braços da mãe querida. 

Estas almas têm sobre meu Coração misericordioso um direito de precedência. Diz que nenhuma alma que tenha recorrido à minha Misericórdia se decepcionou nem experimentou vergonha..." "....Quando rezarem este Terço junto dos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso." 

"Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores, e, ao menos por um breve tempo, reflecte sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. 

Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha Paixão." 
Como rezar

Usa-se o normal terço mariano. 

Primeiro faz-se o Sinal da Cruz, e reza-se um Pai Nosso e uma Ave Maria. Segue-se o Credo dos Apóstolos: 

Creio em Deus-Pai todo poderoso, 
Criador do céu e da terra; 
e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor 
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; 
nasceu da Virgem Maria; 
Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; 
desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, 
está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, 
de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. 
Creio no Espírito Santo; 
na Santa Igreja Católica; 
na comunhão dos Santos; 
na remissão dos pecados; 
na ressurreição da carne; 
na vida eterna. Amem. 

Nas contas maiores reza-se: 

"Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Vosso muito Amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos pecados de todo o mundo." 

Nas contas menores reza-se: 

"Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e de todo o mundo." 

No fim do terço reza-se três vezes: 

"Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, / tende piedade de nós e de todo o mundo". 

Pode-se concluir com a seguinte invocação que pode também ser rezada às 3 horas da tarde, a Hora da Misericórdia, em união com a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo: 

"Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós".


blogger

Sem comentários: