sábado, 11 de abril de 2015

Papa Francisco convocou hoje o Jubileu da Misericórdia

Foi hoje apresentada no Vaticano a bula Misericordiae Vultus, com a qual o Papa Francisco convocou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Este Ano Santo extraordinário terá início com a abertura da Porta Santa na Basílica de S. Pedro.

O Papa fez um apelo à misericórdia na Igreja, abrindo as portas a todos, através da conversão e do perdão.

Alguns dados desta Bula:

- O Ano Jubilar começará no dia 8 de Dezembro de 2015, dia da Imaculada Conceição, e terminará no dia 20 de Novembro de 2016, solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo.

- No Domingo seguinte à abertura do Jubileu, no dia 13 de Dezembro, terceiro Domingo do Advento, deverá ser aberta uma Porta da Misericórdia em todas as Igrejas Particulares (especialmente dioceses). Haverá uma igreja escolhida em cada diocese onde estará aberta essa porta durante todo o ano.

- O Jubileu será marcado pelas peregrinações. Tanto poderão ser feitas a Roma como às igrejas que foram escolhidas para celebrar de modo especial este ano. A peregrinação deve ser um estímulo à conversão.

- Entre a Sexta-Feira e o Sábado antes do IV Domingo da Quaresma do próximo ano acontecerá novamente a iniciativa “24 horas para o Senhor”. As igrejas devem estar abertas para que as pessoas se possam confessar e dessa forma voltar à comunhão com Deus, algo que tem acontecido especialmente com os jovens.

- Nessa mesma Quaresma serão enviados pelo Papa os “Missionários da Misericórdia”. Estes missionários irão às dioceses como pregadores da misericórdia e com pleno poder para perdoar até os pecados que, pela sua gravidade, a absolvição está reservada à Santa Sé.

- O Ano Santo está especialmente ligado às indulgências, que estarão ainda mais disponíveis aos fiéis que quiserem apagar as penas temporais originadas pelos seus pecados.

A Bula pode ser lida aqui: Misericordiae Vultus

Maria, Mater Misericordiae, ora pro nobis


blogger

Sem comentários: