domingo, 16 de março de 2014

Francisco a Bento: "Releia a minha entrevista!" E chegam quatro páginas de notas

O Papa emérito Bento XVI reviu e comentou a entrevista do Papa Francisco à "La Civiltà Cattolica" e escreveu quatro páginas de comentários. A revelação foi feita pelo Arcebispo Georg Gänswein numa entrevista do programa que a ZDF transmitiu por ocasião do primeiro ano de pontificado de Bergoglio.

“Quando o padre Spadaro entregou a primeira cópia desta entrevista, isto é, deste número (ed. sem esboços) - disse o Prefeito da Casa Pontifícia e secretário de Bento XVI - o Papa Francisco deu-ma e disse-me para a levar ao Papa Bento. "Veja, a primeira página depois do índice está vazia. Aqui o Papa Bento deverá escrever todas as suas críticas que lhe venham à cabeça durante a leitura e depois você traz-mas." 

Portanto levei a entrevista ao Papa Bento e disse-lhe, "o Papa Francisco disse que aqui há uma página vazia; ele pede-lhe que escreva aqui todas as suas reflexões, todos os pontos críticos, todos os sugerimentos, e depois levo-os ao Papa Francisco." Três dias depois disse-me: "Aqui temos quatro páginas" - naturalmente não foram escritas à mão, ele tinha ditado à irmã Birgit - "numa carta, peço-lhe que as entregue ao Papa Francisco." Tinha feito os trabalhos de casa!”

O Arcebispo não fala dos conteúdos das notas, mas acrescenta: "Portanto, ele tinha lido a entrevista e cumprido o pedido do seu sucessor fazendo algumas reflexões e também algumas observações sobre determinadas afirmações ou questões, que pensava que talvez se pudessem desenvolver ainda mais numa outra ocasião. Naturalmente não vos digo sobre que coisas."

in korazym.org


blogger

1 comentário:

Rafael Graca disse...

Uma dúvida genuína, que não me resultou claro (talvez não tenha lido com atenção). A revisão do Papa emérito terá sido anterior ou posterior à sua publicação?