sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Preparar o Natal e a Santa Missa ad Orientem

O Natal está a chegar. O frio, as luzes nas ruas. No próximo Domingo a Igreja celebrará o último Domingo do Tempo Comum - o Domingo de Cristo Rei.

Na verdade, a Igreja, na sua liturgia de Advento, prepara melhor que ninguém as pessoas para o Natal.

No Nebraska (USA), na diocese de Lincoln, o Bispo James Conley emitiu um comunicado oficial. Ele explica que neste Advento 2014 vai aproveitar ainda melhor a liturgia para preparar para o Natal.
Deixamos aqui um pequeno excerto.

"Desde tempos antigos, os Cristãos voltaram-se para Este durante o Santo Sacrifício da Missa para se lembrarem de olharem para Cristo. Juntos, o sacerdote e o povo viravam-se juntos para oriente, esperando e vigiando por Cristo. Mesmo nas igrejas que estavam voltadas para oriente, o sacerdote e o povo mantinham-se juntos na Missa a olhar para Cristo no crucifixo, no altar e no sacrário, para lembrar a importância de esperar pelo seu regresso. O simbolismo do sacerdote e do povo voltados ad orientem - para o oriente - é uma lembrança memorial do regresso de Cristo. 
Recentemente, tornou-se normal para o sacerdote e para o povo estarem virados uns para os outros durante o Santo Sacrifício da Missa. O sacerdote coloca-se atrás do altar enquanto consagra a Eucaristia voltado para o povo. O povo vê a cara do sacerdote enquanto ele reza e ele vê as caras das pessoas. Esta forma pode ter também um simbolismo importante. Lembra-nos que somos uma comunidade - um corpo em Cristo. E pode lembrar-nos que a Eucaristia, no centro da assembleia, também deve ser o centro das nossas famílias e das nossas vidas
Mas o simbolismo de olhar juntos e esperar por Cristo é rico, tem imensa história e é importante. Especialmente durante o Advento, enquanto esperamos a vinda do Senhor, voltarmo-nos juntos para oriente - mesmo simbolicamente voltados juntos para Cristo no altar e no crucifixo - é um testemunho poderoso da vinda imininente de Cristo. Hoje, num tempo em que é fácil esquecer que Cristo está a vir - e fácil ser complacentes com as nossas vidas espirituais e com o trabalho da evangelização - precisamos de coisas que nos lembrem que Cristo virá. 
Durante os Domingos do Advento, os sacerdotes na Catedral de Cristo Ressuscitado (Cathedral of the Risen Christ) vão celebrar a Missa ad orientem. Com o povo de Deus, o sacerdote estará voltado para o altar e para o crucifixo. Quando eu celebrar a Missa do Galo no Natal, vou também celebrar ad orientem. Isto também poderá acontecer noutras paróquias da Diocese de Lincoln. 
Na postura ad orientem da Missa, o sacerdote não está virado de costas para o povo. Ele vai estar com ele - no meio das pessoas e a conduzi-las - voltado para Cristo e a aguardar o seu regresso."
O texto completo pode ser encontrado aqui.
Papa Francisco celebra a Santa Missa ad Orientem.
via patheos.com/blogs/deaconsbench/


blogger

Sem comentários: