sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Absoluta tranquilidade da alma e perfeita pureza de coração

O objectivo último do monge e a perfeição do coração consistem numa perseverança ininterrupta na oração. Tanto quanto é dado à fragilidade humana, trata-se de um esforço em direcção a uma absoluta tranquilidade da alma e a uma perfeita pureza de coração. É por esta razão que devemos afrontar os trabalhos corporais e procurar por todos os meios a verdadeira contrição do coração, com uma constância que não desfaleça. 

Para ter o fervor e a pureza que deve ter, a oração exige uma fidelidade total no que respeita aos seguintes aspectos. Em primeiro lugar, uma libertação completa de todas as inquietações relacionadas com este mundo; não pode haver assunto algum ou qualquer interesse que não deva ser totalmente excluído. Do mesmo modo, renunciar à maledicência, à coscuvilhice, à palavra vã e à zombaria. Acima de tudo, suprimir definitivamente as perturbações da cólera e da tristeza. Fazer morrer em si todo o desejo carnal e o apego ao dinheiro.

Após esta purificação, que assegura a pureza e a simplicidade, há que lançar o fundamento inquebrantável de uma humildade profunda, capaz de sustentar a torre espiritual que se pretende que chegue ao Céu. 

Por fim, para que sobre ela repouse o edifício espiritual das virtudes, é preciso proibir à alma toda a dispersão em divagações e pensamentos fúteis. Então, um coração purificado e livre começa pouco a pouco a elevar-se até à contemplação de Deus e à intuição das realidades espirituais.

S. João Cassiano in Conferências, n°9; SC 34 


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Não sei se o autor, deste texto, se refere à Oração de Quietude, que Santa Teresa de Ávila explica, na Obra, "O Caminho da Perfeição".
E, apesar de ser muito difícil, para "o comum dos mortais", ela afirma, que Deus A pode e quer dar, a todos, porque é através dela, que temos a certeza de que ELE nos escuta, concedendo-nos já, aqui na Terra, o SEU REINO, de maneira a que O Busquemos, Louvemos e Santifiquemos o Seu Nome. Porém, é um dom que ninguém pode BUSCAR POR SI MESMO, porque é o Próprio Deus que age diretamente, adormecendo as "potências intelectuais", ao ponto de colocar a alma em Paz, com a SUA PRESENÇA! Tudo é GRAÇA e, por isso, nada pode SER FORÇADO, mas aceite com muita humildade, Louvando somente Deus e a Sua Vontade, com todo o coração. Refere ainda, que numa primeira fase, podemos ter a sensação de que haja "uma luta" entre a imaginação e a Quietude da alma, mas não vale desesperar; basta CONFIAR e deixar que DEUS AJA livremente e alinhe as tais Potências, até que a alma se entregue sem esforço, desfrutando d/ESSA GLÓRIA, sem qualquer preocupação, CONFIANDO SOMENTE, na PROVIDÊNCIA DIVINA, sem NADA querer ENTENDER!
Mas, ressalva, tal como o Santo, autor do texto, acima apresentado, que, para que DEUS POSSA AGIR, antes, é preciso DESPREZAR TUDO O QUE FOR DO MUNDO, colocando-O como PRIMEIRO e ÚNICO OBJETIVO e, assim, a Sua Ação possa SER COMPLETA!!

MUITO DIFÍCIL, hein?!