sábado, 16 de janeiro de 2021

Faz sentido adiar o Baptismo por causa da Covid-19?

Tem havido bastante controvérsia sobre se - por razões de saúde - devem ser adiados os Baptismos. 

O Catecismo da Igreja Católica explica que o Baptismo é necessário como meio para a salvação da alma:

«1257. O próprio Senhor afirma que o Baptismo é necessário para a salvação. Por isso, ordenou aos seus discípulos que anunciassem o Evangelho e baptizassem todas as nações. O Baptismo é necessário para a salvação de todos aqueles a quem o Evangelho foi anunciado e que tiveram a possibilidade de pedir este sacramento. A Igreja não conhece outro meio senão o Baptismo para garantir a entrada na bem-aventurança eterna.»

Por isso mesmo, a Igreja Católica sempre enviou missionários para o Mundo inteiro, em ordem a que todas as pessoas pudessem conhecer Jesus Cristo e receber o Baptismo.  

E é também por causa da importância fulcral desse sacramento que o Código de Direito Canónico urge os pais a baptizarem os filhos nas primeiras semanas de vida:

«Cân. 867 — § 1. Os pais têm obrigação de procurar que as crianças sejam baptizadas dentro das primeiras semanas; logo após o nascimento, ou até antes deste, vão ter com o pároco, peçam-lhe o sacramento para o filho e preparem-se devidamente para ele.
§ 2. Se a criança se encontrar em perigo de morte, seja baptizada sem demora.»

Num baptismo apenas são necessárias as seguintes pessoas: sacerdote (em condições normais), baptizando e padrinhos. No caso de ser uma criança, os pais, ou pelo menos  o Pai ou a Mãe. 

Sendo necessárias tão poucas pessoas, não se percebe que um baptismo seja adiado por causa da Covid-19. Especialmente tendo em conta de quão importante é esse sacramento para a salvação das almas, que é a suprema lei da Igreja.

João Silveira


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Também eu fiquei estupefacta com essa decisão da nossa Conferência Episcopal, pelas mesmas razões apresentadas.
Ao justificarem o adiamento do Batismo só por causa da "festa" e dos convidados, que só estarão presentes se os convidarem, pois O SACRAMENTO É O QUE CONTA, estão a dar razão àqueles, que ATRASAM OS SACRAMENTOS ou mesmo CANCELAM--Batismo e MATRIMÓNIO.--porque não têm dinheiro PARA A FESTA!
Realmente, cada vez fico mais ESCANDALIZADA!!
Como se pode demonstrar TÃO POUCA SENSIBILIDADE ESPIRITUAL?!
Acho, que até deveriam APROVEITAR o momento, para fazer entender, a quem valoriza, excessivamente, a festa, que o SACRAMENTO é que É TUDO, e que a festa poder-se-ia fazer depois...