domingo, 14 de fevereiro de 2016

Os pontos menos conhecidos da Declaração Comum

A Declaração Comum assinada entre o Papa Francisco e o Patriarca Kirill foi bastante explícita na defesa da Vida e da Família. O documento denuncia que os vários tipos de uniões que hoje em dia são postas ao mesmo nível do matrimónio, numa clara condenação às uniões de facto e uniões entre pessoas do mesmo sexo. O documento lamenta os milhões de crianças abortadas todos os anos e diz que a voz do seu sangue clama a Deus. Condena também a eutanásia e as técnicas reprodutivas que não respeitam a dignidade da vida humana.

Eis os pontos menos conhecidos da Declaração Comum

19. A família é o centro natural da vida humana e da sociedade. Estamos preocupados com a crise da família em muitos países. Ortodoxos e católicos partilham a mesma concepção da família e são chamados a testemunhar que ela é um caminho de santidade, que testemunha a fidelidade dos esposos nas suas relações mútuas, a sua abertura à procriação e à educação dos filhos, a solidariedade entre as gerações e o respeito pelos mais vulneráveis.

20. A família funda-se no matrimónio, acto de amor livre e fiel entre um homem e uma mulher. É o amor que sela a sua união e os ensina a acolher-se reciprocamente como um dom. O matrimónio é uma escola de amor e fidelidade. Lamentamos que outras formas de convivência já estejam postas ao mesmo nível desta união, ao passo que o conceito, santificado pela tradição bíblica, de paternidade e de maternidade como vocação particular do homem e da mulher no matrimónio, seja banido da consciência pública.

21. Pedimos a todos que respeitem o direito inalienável à vida. Milhões de crianças são privadas da própria possibilidade de nascer no mundo. A voz do sangue das crianças não nascidas clama a Deus (cf. Gn 4, 10).

O desenvolvimento da chamada eutanásia faz com que as pessoas idosas e os doentes comecem a sentir-se um peso excessivo para as suas famílias e a sociedade em geral.

Estamos preocupados também com o desenvolvimento das tecnologias reprodutivas biomédicas, porque a manipulação da vida humana é um ataque aos fundamentos da existência do homem, criado à imagem de Deus. Consideramos nosso dever lembrar a imutabilidade dos princípios morais cristãos, baseados no respeito pela dignidade do homem chamado à vida, segundo o desígnio do Criador.


blogger

Sem comentários: