1. Oferecimento do dia pela manhã
Pode fazer-se uma breve oração simples, oferecendo todo o dia para a glória de Deus. O mais difícil aqui é conseguir fazer disso um hábito: levantar-se pontualmente, ter um momento fixo para este oferecimento, não deixar espaço para a preguiça.
2. Quinze minutos de oração em silêncio
Dedicar pelo menos 15 minutos a conversar com Deus. Falar com Ele sobre daquilo que nos ocupa o coração e como podemos crescer nas virtudes.
3. Quinze minutos de leitura espiritual
Uma possibilidade é dividir este tempo em: 5 minutos a ler um trecho do Evangelho e os outros 10 minutos a ler algum livro clássico de espiritualidade católica.
4. Ir à Missa diariamente
Este é o hábito mais importante de todos. A Eucaristia é o centro da nossa vida interior e, consequentemente, do nosso dia.
5. Rezar o Angelus ao meio-dia
Rezar esta breve oração é um costume católico muito antigo. Fazer uma pausa ao meio-dia para honrar Nossa Senhora ajuda especialmente a recordar o sentido da nossa vida no meio da nossa jornada.
6. Rezar o terço
Meditar diariamente nos mistérios da vida de Jesus é um hábito que, uma vez adquirido, é difícil de abandonar. Nossa Senhora é o melhor caminho até Jesus e o melhor exemplos que Deus nos deu a imitar.
7. Exame de consciência antes de dormir
Pedir luz ao Espírito Santo e dedicar alguns minutos a rever o dia, na presença do Senhor, tentando perceber se o comportamento foi digno de um filho de Deus. Depois disso, fazer um acto de contrição pelas falhas cometidas, propósito de as emendar e agradecimento pelas graças recebidas. Um exemplo de como pode ser feito: Breve exame de consciência
adaptado de Aleteia
Sem comentários:
Enviar um comentário