quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Por que razão Deus nos deu o Terço?

A Igreja Católica conhece o Terço, apenas, há cerca de 800 anos. Os quinze mistérios do Santíssimo Rosário foram dados por Nossa Senhora a São Domingos. Desde então, a Igreja Católica tem encorajado os fiéis a rezar o Terço.

O Padre Pio uma vez disse:

“Algumas pessoas são tão tontas ao ponto de pensar que podem avançar pela vida sem a ajuda da Santíssima Mãe. Amem Nossa Senhora e rezem o Terço, porque o seu Terço é a arma contra todos os males do mundo de hoje. Todas as graças dadas por Deus passam através da Santíssima Mãe.”

E, apenas duas semanas depois da sua eleição à Sé de Pedro, o Papa João Paulo II admitiu com franqueza:

“O Terço é a minha oração preferida. Uma oração maravilhosa! Maravilhosa na sua simplicidade e na sua profundidade."

Agora pensem nisto: São Francisco de Assis não tinha o Terço. Nem São Bernardo de Claraval, nem Santo Anselmo, nem São Beda, nem São Gregório, nem São Bento, nem Santo Agostinho, nem Ireneu e nem sequer os Santos Apóstolos. O Santo Rosário é relativamente recente. E, ainda assim, estou convencido que é absolutamente essencial para o nosso tempo. A "novidade" do Terço revela que os últimos 800 anos da História da Igreja precisam de uma nova arma.

A Santíssima Virgem Maria deu-nos uma arma com base na Escritura. Ela pediu a São Domingos e ao Beato Alan que se rezassem 150 Ave Marias em honra dos 150 salmos. Além disso, deu-nos 15 mistérios bíblicos da vida de Cristo para nós meditarmos. Todo o conjunto é uma homenagem de Nossa Senhora à Sagrada Escritura. As 150 Ave Marias foram divididas em 15 "dezenas" de dez Ave Marias. Deste modo, podemos viver os mistérios bíblicos da vida do seu Filho.

Mas porquê? Porque é que o Céu veio com este plano com contas e mistérios?

De certo modo, os anos 1200's foram o ponto alto da civilização Cristã. Foi a era de São Tomás de Aquino e do Rei São Luís de França. Desde então, tem sido uma viagem atribulada. O Terço tem sido a corrente ou o cinto de segurança que precisamos nestes tempos de turbulência.

Precisamos de Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida. O Terço é um sinal tangível de que estamos ligados a Ele. Quando toco no meu Terço, sei que Maria me está a ligar ao seu Filho. Jesus tornou-se homem através de Maria e essa ligação humana é encontrada ali, com ela.

Encorajo-vos verdadeiramente a rezar o Terço todos os dias para o resto das vossas vidas. Tornem isso parte da vossa rotina diária. Devia ser mais importante que lavar os dentes ou ver o email. Rezar o Terço ocupa apenas 2% do nosso dia. Rezemos o Terço diariamente. Dará paz à nossa alma. Aprenderemos mais sobre nós mesmos e sobre Deus. Perder-nos-emos no ritmo da oração e descobrir-nos-emos a nós mesmos com Jesus. 

Ad Jesum per Mariam,
Taylor Marshall


blogger

6 comentários:

Antónimo disse...

Elementar, meu caro Watson

A disse...

A mim não me parece tão elementar assim como disse o anónimo anterior, uma vez que podemos ler sempre nas palavras que são escritas vários níveis de profundidade. as palavras nunca conseguirão falar do divino convenientemente. Sem dúvida que a Santíssima Virgem, o terço, é a forma mais rápida e segura de alcanças a paz. Não sei porque por vezes mesmo sabendo-o por vezes temos tão pouco vontade de o rezar, eu quando o rezo muitas vezes é com um certo esforço

Particularmente não gosto na sua globalidade dos textos de Taylor Marshall, não sei porque aqui têm um particular gosto por ele, se é por ser fácil ir ao seu site busca-lo ou outro motivo.Há quem escreva muito melhor. O facto de falar em vós e não em nós, também não me soa bem francamente, mas o importante é mesmo o terço.

Cidareis disse...

Nao consigo viver um dia sem rezar o terço! Tem dia que eu estou com tanta sede de Deus, que eu rezo o rosario completo, meditando cada misterio com muito amor!

Maria José Martins disse...

Aprendi a gostar de rezar o Terço...pois, recordo ser-me muito difícil rezá-lo em família, quando os meus pais assim o exigiam...Mas, com o amadurecimento da vida e o crescimento do Amor por Nossa Senhora, tudo se tornou mais fácil e, hoje, se não rezo mais do que um, sinto um enorme vazio! Basta acreditar nas palavras de alguém, que não sei se foi Nossa Senhora: o Terço á a arma que conseguiu TRAVAR uma terceira guerra mundial, no tempo da "guerra fria!"
E, pelos vistos, a ameaça ainda existe!
Mesmo não sendo grande fã das redes sociais, agradeço aos Autores destes textos que nos vão ajudando a sedimentar os Valores Tradicionais, através duma linguagem simples, mas ELOQUENTE!

Anónimo disse...

Por exemplo, como me dizia um jesuíta, mesmo que não esteja a pensar no que dizes, vai rezando o terço. Bonito; ora bem, um copo de vinho branco, um tomate, louro, avé maria..., mexer bem com uma colher de pau.... o senhor é convosco...esqueci-me do azeite... bendita sois vós...

Maria José Martins disse...

Mas isso pode acontecer em qualquer tipo de oração. A distração é um perigo eminente...porque, infelizmente, ainda somos muito "terrenos" e humanos. Contudo, aprendi, que Deus perscruta o coração e vê o nosso esforço e obediência, para que tudo saia bem, ou a Sua Vontade seja cumprida.
E como resistiram os Grandes Santos--Místicos--nos momentos de ARIDEZ, tantas vezes tentados de todas as formas e feitios? Mas, depois da PERSEVERANÇA e da Fidelidade, Deus redobrava as Suas Bênçãos e cumulava-os de GOSTOS SENSITIVOS pela Oração, levando-os, muitas vezes, ao Êxtase, ao mesmo tempo que cresciam em Perfeição e Santidade.
Também eu cheguei a ouvir de um Pe. Jesuíta que, na juventude, tinha dito uma vez ao seu pai, que a oração da qual menos gostava, era a do Terço. E que o pai somente lhe respondeu: mas tu não precisas de gostar, basta que goste Nossa Senhora!