sexta-feira, 21 de maio de 2021

15 sacerdotes que também foram cientistas

Qual a relação entre a ciência e a fé? Serão opostas? Não. Ciência e fé são totalmente compatíveis e a vida destes homens é prova irrefutável disso.

Aqui está uma lista de 15 sacerdotes que também foram cientistas:
 
1) São Silvestre II, Papa (945-1003)

 
Foi o primeiro Papa francês da história. Foi um grande matemático e introduziu na França o sistema decimal islâmico e o uso do zero, facilitando assim os cálculos.
 
2) Robert Grosseteste (1175-1253)

 
Sendo bispo da diocese de Lincoln (Inglaterra), foi um estudioso em quase todas as áreas de conhecimento da sua época. Também foi precursor da filosofia moderna, introduzindo o pensamento aristotélico na Universidade de Oxford.
 
3) Santo Alberto Magno (1193-1280) 

Renomado sacerdote dominicano, bispo e Doutor da Igreja. Também foi filósofo, geógrafo e um químico famoso, descobriu o arsénio.
 
4) Roger Bacon (1214-1294)

Franciscano conhecido como Doutor Admirável. É um dos precursores do método científico moderno. Já no seu tempo ele dizia “a matemática é a porta e a chave de toda ciência”.
 
5) Jean Buridan (1300-1375)

 
Clérigo secular francês e precursor da mecânica de Newton por meio da sua noção de ímpeto que explicava o movimento de projécteis e objectos em queda livre. Essa teoria pavimentou o caminho para a dinâmica de Galileu e para o famoso princípio da inércia, de Isaac Newton.
 
6) Nicolau Oresme (1323-1382)

 
Foi teólogo e bispo de Lisieux e também um génio intelectual. Talvez seja o pensador mais original do século XIV, por sua actividade como economista, matemático, físico, astrónomo, filósofo, psicólogo e musicólogo. Descobriu a refracção atmosférica da luz.
 
7) Nicolau Copérnico (1475-1543)

Este sacerdote oriundo da Polónia é o pai da astronomia moderna por meio da sua teoria heliocêntrica. Também foi matemático, astrónomo, jurista, físico, político, líder militar, diplomata e economista.
 
8) Francesco Maria Grimaldi (1618-1663)

 
Sendo jesuíta, construiu e usou os instrumentos para medir características geológicas na lua e desenhou um mapa que foi publicado por Giovanni Battista Riccioli. Também descobriu a difracção da luz.
 
9) Giovanni Battista Riccioli (1598-1671)

 
Astrónomo jesuíta italiano considerado como um pioneiro da astronomia lunar. Foi a primeira pessoa a medir a taxa de aceleração de um corpo em queda livre.
 
10) Athanasius Kircher (1602-1680)

Este sacerdote jesuíta foi um dos cientistas mais importantes do período barroco. Era poliglota, erudito e estudioso orientalista. Usando um microscópio rudimentar, examinou doentes com peste e observou de forma pioneira os vermes, construiu um aparelho para projectar imagens, conhecido como lanterna mágica (1646) e relacionou peste bubónica com putrefacção.
 
11) Nicolau Steno (1638-1686) 

É considerado o pai da geologia. Era um polímata, médico, e anatomista dinamarquês. Aderiu ao catolicismo na vida adulta, morreu como bispo missionário. Após converter-se ao catolicismo, foi ordenado padre em 1675, tendo sido ordenado bispo dois anos depois. Veio a falecer em 1686, tendo sido beatificado pelo Papa João Paulo II em 1988.
 
12) Ruder Boskovic (1711-1787)

 
Físico, astrónomo, matemático, filósofo, poeta e sacerdote jesuíta da República de Ragusa (hoje Croácia). Influenciou nas obras de Faraday, Kelvin, Einstein, etc.
 
13) Gregor Mendel (1822-1884)

 
Agostiniano austríaco, pai da genética por descobrir a origem da herança genética, através de pesquisas que conduziu com diferentes ervilhas. As chamadas “Leis de Mendel” falam da transmissão dos caracteres hereditários.
 
14) Georges Lemaitre (1894-1966)

 
Sacerdote belga, astrónomo e professor de física. Lemaitre propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do Universo do Big Bang, que ele chamava de “hipótese do átomo primordial“, ou também conhecido como “ovo cósmico”, que posteriormente foi desenvolvida por George Gamow. 

15) Manuel Carreira (1931)

 
Sacerdote jesuíta, teólogo, filósofo e astrofísico espanhol. É membro do Observatório Vaticano e ele tem trabalhado em numerosos projectos para a NASA. É um firme defensor da compatibilidade entre ciência e fé.

in pt.churchpop


blogger

3 comentários:

Jorge disse...

O Papa João XXI (português Pedro Hispano ou Pedro Julião), padre Bartolomeu de Gusmão, o padre "Himalaia" e Luís Archer (1926-2011).

Maria José Martins disse...

Eu também acho que a Ciência só pode ser inimiga da Fé, quando o Homem, porque foi capaz de descodificar uma ínfima parte do que está por trás de TODA a Grandeza, que abrange a nossa REALIDADE, se "endeusa!"
Segundo a minha opinião, um Cientista honesto, que contribua para o Progresso da Humanidade, presta um TRIBUTO a Deus, pondo a render os Talentos que lhe foram dados.
E mais--sem desprestigiar ou secundarizar a parte Espiritual-- se a Igreja, neste momento, tivesse uma ala científica devidamente estruturada, até com Sacerdotes empenhados, como os citados no Artigo apresentado, de certeza, que não teria sido tão facilmente manipulada, em muitos temas, que afrontam a SÃ Doutrina, pois, à Luz do Espírito Santo, saberia "pôr travão", no momento exato.

Carlos Roberto Gomes disse...

O frei Lucas Pacciolli apetfeiçoou o sistema contábil para partida dobrada..