terça-feira, 2 de maio de 2017

Santo Atanásio, um modelo para os nossos sacerdotes

Santo Atanásio foi um bispo desterrado cinco vezes por defender as verdades da Fé católica 

Nasceu na cidade de Alexandria (Egipto) no ano de 297. Sendo ainda jovem, no ano 311, presenciou o martírio do seu bispo Pedro de Alexandria e de outros cristãos, mortos na perseguição que realizaram os pagãos. Pouco tempo depodes, no ano 313, recebeu com alegria a notícia que o imperador Constantino declarava a liberdade religiosa para os cristãos.

Com grandes qualidades para a oratória e uma inteligência brilhante, empenhou-se na preparação para o sacerdócio. Ainda como diácono foi escolhido para secretário de Alexandre, arcebispo de Alexandria. Aos 23 anos escreveu o seu primeiro livro sobre a Encarnação de Jesus Cristo.

Naquele tempo apareceu em Alexandria um sacerdote herege chamado Ário, que negava a natureza divina de Jesus Cristo: verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Para Ário, e os seus seguidores, Jesus Cristo era a mais perfeita das criaturas, mas não era Deus. Atanásio dedicou-se a combater esta heresia. Trabalhou para que os bispos do mundo se reunissem de modo a poderem discutir esta heresia, que tantos danos causava à Igreja. Convocado pelo Imperador Constantino, realizou-se o Concílio de Niceia, no ano 325. Neste grande Concílio, um dos mais importantes da História da Igreja, condenou o arianismo. Santo Atanásio esteve presente como secretário e conselheiro do seu bispo, Alexandre. Em 328 sucedeu a este bispo e tornou-se Patriarca de Alexandria.

Apesar da aparente derrota de Ário, o calvário de Atanásio estava apenas para começar. Muitos bispos, influenciados pelas ideias arianas atacaram quem defendia Jesus Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Atanasio foi perseguido e exilado 5 vezes, entre os anos 335 e 366.

Foi o bispo mais famoso do seu século. Teve que viver numa época sumamente difícil e lutar contra os inimigos da Verdade. Ao longo dos seus 45 anos de sacerdócio não deixou nunca de defender a doutrina catolica verdadeira. Morreu no dia 2 de Maio do ano 373, aos 76 anos. 


adaptado de acidigital


blogger

Sem comentários: