quinta-feira, 16 de junho de 2022

Corpus Christi

Como é possível que a Hóstia seja o Corpo de Cristo se olhamos para lá e só vemos pão? Para perceber um bocadinho melhor este mistério convém fazer uma micro-introdução à metafísica, a ciência que estuda o ser enquanto ser.

A substância é o que faz com que as coisas sejam o que são e não outra coisa qualquer. A substância é como se fosse o que está a sustentar, o suporte. A substância do cavalo é diferente da substância do gato, podemos dizer que diferem substancialmente.

Depois existem cavalos com características diferentes, uns brancos, outros pretos, outros amarelos, etc…Do mesmo modo existem gatos com diferentes características entre si, embora todos tenham 7 vidas (ou serão 9?). A estas características diferentes, que dão corpo à substância - por assim dizer - chamamos acidentes.

Quando, durante a Missa, o sacerdote faz a consagração, de acordo com as palavras que Jesus usou na Última Ceia, a substância do pão muda para o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo. A esta mudança na substância chama-se transubstanciação.

Mas os acidentes do pão não mudam. Quer isto dizer que apesar de ali estar verdadeiramente Jesus Cristo, tão real como há 2000 anos na Galileia, mantêm-se a aparência de pão, o sabor de pão, etc…Parece que é pão, mas não é. O pão, enquanto substância desaparece no momento da consagração e é substituído pelo Corpo de Cristo.

Por vezes acontece que os acidentes do Corpo de Cristo se tornam visíveis. De repente uma Hóstia começa a deitar sangue, não se sabe como. E a Hóstia é enviada para ser analisada num laboratório e o resultado é que aquela matéria pertence a um músculo do coração. Existem inúmeros destes milagres eucarísticos documentados e sem explicação científica. 

Não servem para fazer espectáculo mas tão só para aumentar a nossa fé na Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento.

João Silveira


blogger

2 comentários:

Eduardo disse...

Fale-se da história da criação do Génesis e tudo será fácil de entender pois a Deus tudo é possível mas para isso temos de acreditar quem é Deus filho e logo se percebe o milagre eucarístico sem necessidade de conceitos metafísicos muito complicados que serão úteis apenas para as "necessidades" racionalistas deste nossos tempos...

Maria José Martins disse...

É tudo uma questão de Fé!
Acreditar com a simplicidade de uma criança, só porque Deus o diz, e porque, para Ele, não há impossíveis, é apanágio dos humildes e puros de coração.
Contudo, Deus é tão nosso amigo e compreende tão bem as nossas limitações que, muitas vezes, permite a dúvida em muitos dos Seus Prediletos, para que TODOS possamos beneficiar e reforçar a nossa Fé, através dos tais "milagres Eucarísticos"!
Só é pena, que, mesmo assim, cada vez haja mais quem duvide ou mesmo não acredite em tão grande prova de Amor, profanando a toda a hora Jesus Vivo, na Eucaristia...