segunda-feira, 2 de maio de 2022

Santo Atanásio contra o Mundo

Hoje é dia de Santo Atanásio, bispo de Alexandria (no Egipto). Viveu no século IV, em tempos conturbados. Depois do Concílio de Niceia (325 d.C.) ter condenado as teses do Bispo Ário, que defendia que Jesus era a mais perfeita das criaturas mas que não era Deus nem o Filho de Deus da mesma substância do Pai, os arianos contra-atacaram para que as suas ideias fossem aceites como doutrina católica.

O Imperador, Constâncio II, e muitos bispos católicos defendiam a heresia ariana, mas Santo Atanásio não desistiu de proclamar o erro de Ário e a divindade de Jesus Cristo. Graças a isso foi removido da cátedra de Bispo de Alexandria e exilado 3 vezes. Os erros arianos não prevaleceram, felizmente, muito graças a este grande defensor da verdade.

Daqui vem a célebre frase de 'Athanasius contra mundum':

"Se o mundo for contra a verdade, eu irei contra o mundo!"


blogger

1 comentário:

Eduardo disse...

Interessante é de registrar a diferença de opiniões a propósito da verdade. Enquanto perante a Verdade, Pilatos se interrogava sobre o que era isso de verdade, nestes tempos mais recentes, frutos do Iluminismo vêm-nos dizer:
"Contra os corpos, a violência; contra as almas, a mentira" (Lenin)
" Uma mentira repetida na forma prescrita pela táctica da manipulação, acaba por ser acreditada por todos" (Goebbels).
Neste dia de Sto. Atanásio não posso deixar de referir, também a propósito da verdade e da luta por ela e em contraposição aos "alemães da propaganda", a tenaz luta pela verdade do, agora solitário, Arc. Vigano, certo que a sua porfia também tirará frutos "atanasianos".