domingo, 1 de maio de 2022

Maio, mês de Maria

Começa mais um mês de Maio que, na tradição católica, é chamado o “mês de Maria”, por ser consagrado a Nossa Senhora. Esta devoção é cheia de beleza e de sentido, e acontece no contexto litúrgico muito apropriado do Tempo Pascal e durante a estação da Primavera onde a própria natureza grita o louvor cósmico a Deus.

O mês de Maria é no fundo o desenvolvimento da belíssima antífona mariana do Tempo Pascal, “Regina Caeli”: “Rainha do céu, alegrai-vos! Aleluia! Porque aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia! Ressuscitou como disse! Aleluia! Rogai a Deus por nós! Aleluia!”. Para além de tudo isto, a própria Virgem Maria apareceu em Fátima aos Três Pastorinhos precisamente neste mês. 

O mês de Maria é uma excelente oportunidade para começar a rezar o terço todos os dias, como nos pediu Nossa Senhora em Fátima, para quem não o faz já. Refiro-me à oração que cada um pode fazer individualmente, mas também à oração do terço em família que é um verdadeiro caminho familiar de conversão e de santidade... e é tão simples! 

É muito oportuno que se dê um especial destaque à imagem de Nossa Senhora, com flores e velas. É importante que os pais promovam que os filhos participem activamente nestas liturgias familiares. Este mês é também uma excelente oportunidade para ir comprar imediatamente o importantíssimo “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, de S. Luís Maria Grignion de Montfort, para ir lendo cada dia, e terminar o Mês fazendo a consagração a Jesus por meio de Maria. 

Bom mês de Maria! 

Padre Fernando António



blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


E, neste mês de Maria, tentemos corresponder a um dos pedidos que Jesus nos faz, no final da Obra: "O Evangelho como me foi revelado", ditada para "este Tempo", tal como Ele refere.

"Pretendo, com ela, despertar nos Sacerdotes e nos leigos um vivo Amor ao Evangelho e a tudo que se refere ao Cristo.
A primeira de entre todas as coisas, há de ser uma Renovada Fé para com a Minha Mãe, nas orações, onde está o segredo para a Salvação do mundo. Ela, a Minha Mãe, é a Vencedora de dragão maldito. Ajudai o SEU PODER, dedicando-Lhe um Renovado Amor e, com uma Fé viva e também Renovada, procurai conhecer TUDO o que a Ela se refere. Foi Maria que deu ao mundo o Salvador; e o mundo ainda terá, por meio d/ELA, a Salvação!