quarta-feira, 27 de outubro de 2021

9 propósitos assumidos por D. Bosco antes da ordenação sacerdotal

Por vezes olhamos para as vidas dos grandes santos e pensamos como é possível que tenham sido assim tão santos. Aqui vemos o "segredo":

1. Nunca fazer passeios, a não ser por grave necessidade, visitas aos doentes etc.

2. Ocupar rigorosamente bem o tempo.

3. Sofrer, fazer humilhar-se em tudo e sempre, quando se trata de salvar as almas.

4. A caridade e a doçura de São Francisco de Sales me guiem em tudo.

5. Mostrar-me-ei sempre contente com o alimento que for servido, desde que não seja algo nocivo à saúde.

6. Beberei vinho com água, e somente como remédio; isto é, somente quando e quanto for exigido pela saúde.

7. O trabalho é uma arma poderosa contra os inimigos da alma; por isso não darei ao corpo mais que cinco horas de sono a cada noite. Ao longo do dia, especialmente após o almoço, não farei nenhum repouso. Farei algumas excepções em caso de doença.

8. Todos os dias darei algum tempo à meditação e à leitura espiritual. No decorrer do dia, farei breve visita ou, pelo menos, uma oração ao Ssmo. Sacramento. Farei pelo menos um quarto de hora de preparação, e outro tanto de acção de graças na Santa Missa.

9. Jamais terei conversas com mulheres, fora do caso de ouvi-las em confissão ou de algum outro caso de necessidade espiritual.

Giovani Battista Lemoyne in 'Vida de São João Bosco' (Vol. I)


blogger

3 comentários:

Anónimo disse...

O número 9 devia ser praticado com uma especial atenção pelo clero, pois as tentações da carne são muitas.

Maria José Martins disse...

Eu penso que no TODO é que está o ganho!
Se os Sacerdotes interiorizarem o quanto representam para a Humanidade, e o quanto são Almas de Predileção para Deus, de certeza, em vez de se vangloriarem de que são "homens" como outros quaisquer, começarão a SENTIR ORGULHO da Missão para que foram ESCOLHIDOS, ao ponto de LUTAREM para ser como Jesus, pois, é isso que eles são, e esforçando-se, por IMITÁ-LO!
E uma das boas coisas que podemos retirar desta CONFUSÃO e DESSACRALIZAÇÃO TODAS é esta reflexão: Se os Sacerdotes nos faltarem--como se prevê com a falta de vocações--que será de nós?! Quem nos poderá ministrar os Sacramentos?
Assim, rezemos por eles, porque Nossa Senhora afirma que Satanás não os larga...pois, a sua queda produz muito mais ruído, e eles cada vez se sentem mais perdidos, porque são "presos por ter cão, e presos por não o ter!"
Apesar de tudo, e, por tudo isso, sinto muita ternura por eles e só lamento que tantas vezes se deixem influenciar por aqueles que os levam para maus caminhos e, depois, são os primeiros a apontar-lhes o dedo, como referia o saudoso Pe. Leo, da Comunidade Canção Nova!
Que Deus os ajude a procurar pessoas sãs e Santas, que os ajudem a ser fiéis e a ter uma SANTA VAIDADE Naquilo que realmente REPRESENTAM!

Cidareis disse...

Excelente essa matéria de vocês, parabéns!!!