sábado, 30 de março de 2019

Número de vocações explode em Ordens Religiosas fiéis à Doutrina da Igreja

As ordens que prosperam usam o hábito, vivem e rezam em comunidade, e mantém-se fiéis ao ensinamento da Igreja.

Muito tem sido escrito nas últimas décadas sobre o declínio dramático da vida religiosa nos Estados Unidos desde a conclusão do Concílio Vaticano II, em 1965. Mas é sobretudo nas Ordens Religiosas Femininas que este impacto se faz mais notar. De acordo com o 'Centre for Applied Research in the Apostolate' (CARA) - Centro de Investigação Aplicada no Apostolado - havia 45605 mulheres na vida religiosa em 2017, comparando com 179754 em 1965 - uma diminuição de cerca de 75% num período em que a população dos EUA aumentou de 194 para 326 milhões.

A média de idades de grande parte das comunidades subiu drasticamente, e muitas comunidades, sólidas no passado, enfrentam agora a extinção. Vejamos as Irmãs do Santíssimo Sacramento, por exemplo, fundadas por Santa Catarina Drexel (1858-1955). A sua Casa-Mãe com cerca de 18 hectares, nos arredores de Filadélfia, era o local onde, em tempos, eram formadas Irmãs para servirem em missões por todo o país. A comunidade, em determinada altura, era composta por 600 irmãs, mas as vocações, desde então, foram diminuindo e hoje são menos de 100 (a maioria já retirada da vida activa). A propriedade pertencente à Casa-Mãe foi vendida a um promotor imobiliário em 2017, revertendo a receita para assegurar as necessidades de subsistência das irmãs.

Enquanto tais histórias de declínio são comuns entre as Ordens Femininas na parte oeste do país, há uma série de comunidades a contrariar a tendência. Tendo cada comunidade características únicas, as que prosperam partilham normalmente características comuns, como o uso do hábito, viver e rezar juntas em comunidade e a fidelidade à autoridade da Igreja.

Uma dessas comunidades é a das Irmãs Dominicanas de Santa Cecília, ou Dominicanas de Nashville, que são cerca de 300. Têm muitas Irmãs mais novas que são professoras em escolas Católicas espalhadas por 40 Estados, assim como na Austrália, Escócia e Canadá. Enquanto aspiram proporcionar aos seus alunos um ensino excelente, ainda mais primordial é o seu desejo de erguer uma futura geração de Católicos devotos. Tal como explicou a Superiora Geral, a Irmã Anne Catherine Burleigh: “No fim de contas, todas sabemos que a nossa escola existe para evangelizar. Queremos que os nossos alunos saibam que são chamados à santidade, e que respondam afirmativamente a esse chamamento.”

Outro caso de referência é o das Irmãs Dominicanas de Maria Mãe da Eucaristia, instaladas no Michigan. Foram fundadas em 1997 e são também professoras. São cerca de 140 com uma média de idades na casa dos vinte. No ano passado cantaram para o Presidente Donald Trump na cerimónia de Iluminação da Árvore de Natal na Casa Branca. A fundadora, a Irmã Joseph Andrew Bogdanowicz referiu que a comunidade está a ter algumas dificuldades na construção de instalações para acolher novas Irmãs: “Não conseguimos construir de maneira suficientemente rápida para acomodar todas as nossas vocações. Enchemos a nossa Casa-Mãe e estamos à procura de mais espaço para construir.”

As Irmãs Religiosas de Mercy of Alma, também instaladas no Michigan, passaram de 7 Irmãs quando foram fundadas em 1973 para cerca de 100, actualmente. São dedicadas aos cuidados de saúde e ao ensino e estão ao serviço em 11 Estados nos EUA, Escócia, Alemanha, Itália e Austrália.

A Irmã Mary Hanah Doak dá aulas numa Escola do Colorado, onde as irmãs servem. A Irmã referiu: “As nossas Irmãs partilham todas uma Consagração a Nosso Senhor vivida na oração e vivem juntas a vida comunitária. Amam-se umas às outras e amam as suas vocações. São verdadeiras umas com as outras e estão à vontade para abordar e resolver problemas que possam surgir.”

Embora possa não haver soluções rápidas ou fáceis para revitalizar a vida religiosa na parte Oeste do país, estas três comunidades, e uma série de outras como elas, parecem estar a caminhar na direcção certa.

Jim Graves in Catholic Herald


blogger

2 comentários:

Unknown disse...

Louvo e agradeço à Deus pela vida de vocês. Cada entrega, cada oração de vocês facilita muito a nossa vida aqui fora, nesse mundo cheio de desrespeito, ateísmo, violência. Muito obrigada a cada uma.

Joao Jr C disse...

A Paz do Senhor Jesus e o Amor de Maria, é muito bonito ver tamanhas vocações, espero que um dia a Santa Mãe Igreja, reconheça o valor de nossas irmãs freiras, no que tange a celebração de missas inteiras em lugares afastados do Brasil e do mundo... Deus abençoe.