sábado, 6 de abril de 2019

O definhar da Igreja Católica no Ocidente

O Padre Matthew Fish é pároco da 'Holy Family Catholic Church', em Hillcrest Heights, Maryland (EUA). No seu twitter, o Pe. Fish fez um comentário à situação da sua igreja e de muitas outras que conhece. O diagnóstico é catastrófico. No entanto, como diz o pároco, ninguém na Igreja fala sobre isto. Quanto tempo teremos de esperar até que os nossos Pastores abram os olhos e percebam que quanto mais mundana é a Igreja, nas suas actividades e linguagem, menos de Jesus Cristo é, e, portanto, menos atraente se torna? 

«Em poucas palavras: cada diocese está cheia de paróquias que têm um número muito menor, e hoje em dia muito mais envelhecido de paroquianos; em prédios antigos com cada vez menos dinheiro, e em poucos anos vamos chegar a um declínio fatal em termos de pessoas e dinheiro. E ninguém fala sobre isso.

As nossas escolas estão a fechar, e aquelas que permanecem tornam-se escolas “privadas”, para aqueles que podem pagar, enquanto lutamos para explicar o que significa “Identidade Católica” para um grupo de alunos que, na sua maioria, não participa da Missa de Domingo.

O conhecimento sobre a Fé na maioria das comunidades católicas está num ponto muito baixo, embora isso provavelmente ainda venha a piorar. Enquanto isso, a prática do Sacramento da Penitência praticamente desapareceu, assim como outras tradições que faziam parte da vida dos católicos no passado


blogger

Sem comentários: