segunda-feira, 25 de março de 2024

A Semana Santa explicada pelo Catecismo de São Pio X

47) Por que a última semana da Quaresma se chama Santa?
 
A última semana da Quaresma chama-se Santa porque nela se celebra a memória dos maiores mistérios que Jesus Cristo realizou para a nossa salvação. 

48) Que mistério se comemora no Domingo de Ramos? 
No Domingo de Ramos comemora-se a entrada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém seis dias antes da sua Paixão. 

49) Por que Jesus Cristo quis entrar triunfante em Jerusalém, antes de sua Paixão? 
Jesus Cristo, antes da sua Paixão, quis entrar triunfante em Jerusalém, como estava profetizado: 1º para encorajar os seus discípulos, dando-lhes com isso uma prova manifesta de que padeceria espontaneamente; 2º para ensinar-nos que com a sua morte triunfaria sobre o demónio, o mundo e a carne, e abrir-nos-ia a entrada do Céu. 

50) Que mistérios são celebrados na Quinta-feira Santa? 
Na Quinta-feira Santa celebram-se a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia e do Sacerdócio, recorda-se o lava-pés e o preceito do amor cristão. 

51) Que mistério se recorda na Sexta-feira Santa? 
Na Sexta-feira Santa recorda-se a paixão e morte do Salvador. 

52) Que mistérios se honram no Sábado Santo? 
No Sábado Santo honram-se a sepultura de Jesus Cristo e sua descida ao limbo. 

53) Que devemos fazer para passar a Semana Santa em conformidade com as intenções da Igreja? Para passar a Semana Santa em conformidade com as intenções da Igreja devemos fazer três coisas: 1º juntar ao jejum e abstinência maior recolhimento interior e maior fervor na oração; 2º meditar assiduamente e com espírito de compunção os padecimentos de Jesus Cristo; 3º assistir, se possível, aos divinos ofícios com este mesmo espírito. § 2 °- Sobre alguns ritos da Semana Santa 

54) Por que o domingo da Semana Santa se chama Domingo de Ramos? O domingo da Semana Santa chama-se Domingo de Ramos pela procissão que neste dia se celebra, ocasião em que os fiéis levam na mão um ramo de oliveira ou de palma. 55) Por que no Domingo de Ramos se faz a procissão levando ramos de oliveira ou de palma? Faz-se a procissão no Domingo de Ramos levando ramos de oliveira ou de palma para recordar a entrada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém, quando as turbas lhe saíram ao encontro com ramos de palmas nas mãos. 

56) Quando Jesus Cristo entrou triunfante em Jerusalém, quem foi ao seu encontro? Quando Jesus Cristo entrou triunfante em Jerusalém foram ao seu encontro o povo simples e as crianças, e não as pessoas importantes da cidade; dispondo assim Deus para dar-nos a entender que a soberba os fez indignos de tomar parte no triunfo de Nosso Senhor, que gosta da simplicidade do coração, da humildade e a inocência. 

57) Por que não se tocam os sinos desde a Quinta-feira Santa até a vigília pascal? Desde a Quinta-feira Santa até a vigília pascal não se tocam os sinos em sinal de grande tristeza pela paixão e morte de nosso Salvador. 58) Por que na Quinta-feira Santa guarda-se um cálice com hóstias consagradas? Na Quinta-feira Santa se guarda um cálice com hóstias consagradas: 1º para que se tributem adorações especiais ao Santíssimo Sacramento no dia em que foi instituído; 2º para que se possa comungar na Sexta-feira Santa em que o sacerdote não consagra. 

59) Por que os altares são desnudados depois da Missa na Quinta-feira Santa? Na Quinta-feira Santa, depois da Missa, os altares são desnudados a fim de representar-nos Jesus Cristo despojado de suas vestes para ser açoitado e posto na Cruz e ensinar-nos que para celebrar dignamente a Paixão devemos nos despojar do homem velho, que são todos os afetos mundanos. 

60) Por que se faz o lava-pés na Quinta-feira Santa? Na Quinta-feira Santa faz-se o lava-pés: 1º para renovar a memória daquela humilhação com que Jesus Cristo se rebaixou para lavar os pés de seus Apóstolos; 2º porque Ele mesmo exortou aos Apóstolos, e neles os fiéis, a imitar seu exemplo; 3º para ensinar-nos que devemos limpar nosso coração de toda mancha e exercitar uns com os outros os serviços da caridade e humildade cristã. 

61) Por que na Quinta e na Sexta-feira Santas os fiéis vão visitar o Santíssimo Sacramento em muitas igrejas, em procissão ou em particular? Na Quinta e na Sexta-feira Santa os fiéis vão visitar o Santíssimo Sacramento em muitas igrejas em memória das dores que sofreu Jesus Cristo em muitos lugares, como no Horto, nas casas de Caifás, Pilatos e Herodes e, sobretudo, no Calvário. 

62) Com que espírito devemos fazer as visitas ao Santíssimo Sacramento? As visitas ao Santíssimo Sacramento deverão ser feitas não por curiosidade, costume ou passatempo, mas com certa contrição de nossos pecados, que são a verdadeira causa da paixão e morte de nosso Salvador; e com verdadeiro espírito de compaixão por suas penas, mediante os diversos padecimentos que sofreu; por exemplo: na primeira visita, o que padeceu no Horto; na segunda, o que sofreu no pretório de Pilatos, e assim nas demais. 

63) Por que na Sexta-feira Santa, de um modo particular, a Igreja roga ao Senhor por toda sorte de pessoas, mesmo pelos pagãos e judeus? A Igreja, na Sexta-feira Santa, roga de um modo particular ao Senhor por toda sorte de pessoas para demonstrar que Jesus Cristo morreu por todos os homens, e para implorar em benefício de todos o fruto de sua Paixão. 

64) Por que na Sexta-feira Santa se adora solenemente a Cruz? Na Sexta-feira Santa adora-se solenemente a Cruz porque, tendo Jesus Cristo sido crucificado e morto neste dia, santificou- -a com seu sangue. 

65) Se a adoração se deve só a Deus, como se adora também a Cruz? A adoração deve-se só a Deus, e por isto, quando se adora a Cruz, nossa adoração se refere a Jesus Cristo, que nela morreu. 

66) Que considerar de um modo especial nos ritos do Sábado Santo à noite? Nos ritos do Sábado Santo à noite, chamados a vigília pascal, devemos considerar de um modo especial a bênção do círio pascal e da pia batismal. 

67) Que significa o círio pascal? O círio pascal representa o resplendor que Jesus Cristo trouxe ao mundo. 

68) Por que se benze a pia batismal na vigília pascal? Na vigília pascal se benze a pia batismal porque antigamente neste dia, como também na véspera de Pentecostes, administra-se solenemente o Batismo. 

69) Que devemos fazer enquanto se benze a pia baptismal? Enquanto se benze a pia batismal devemos dar graças ao Senhor por havermos admitido o Batismo, e renovar as promessas que então fizemos.


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...


No meu entender, esta reflexão está muito bem concebida.
Uma verdadeira Catequese, que nos ajuda a interpretar toda a Simbologia da Paixão de Cristo, mais propriamente, a Semana Santa, ajudando-nos a vivê-la com profundidade, sem que fiquemos, somente, pelo foclore...
Só é pena, que a maioria não tenha acesso a ela e, depois, reduza este tempo tão necessário a uma transformação interior, a mais uma simples "quadra festiva"...

Eduardo disse...

Catecismo de S. Pio X onde não se assiste à retirada da autoridade de quem ensina e à redução da verdade a uma mera busca da verdade. O então Cardeal Ratzinger, mais tarde Papa Bento XVI, aconselhava a reintrodução do método de pergunta-resposta, cuja eficácia era fundamental para questões dogmáticas, que não estão abertas a exames heurísticos ou abordagens existenciais. Como bem sabemos o caminho do ensino da catequese na Igreja foi bem diverso e as queixas que já ouvi de vários sacerdotes e também de leigos devia constituir sério motivo de reflexão sobre o caminho seguido pois, ao contrário da opinião de alguns, não há mal nenhum em voltar atrás quando uma devida ponderação o aconselha.