quinta-feira, 6 de junho de 2019

Modernização esvaziou Igreja Católica de seminaristas, sacerdotes e frades

Seminário abandonado em Albelda de Iregua, La Rioja, Espanha
No período “pós-conciliar”, depois de ter acabado o Concílio Vaticano II (1965), foi assombroso o número das apostasias sacerdotais, dos mosteiros que ficaram vazios e de seminários que fecharam. 

A “caridade” é uma palavra que quase não se pronuncia com o significado de outrora. Entraram outras vozes mais modernas tiradas da sociologia.

Em Espanha, recentemente, multiplicaram-se os esforços de marketing para preencher os imensos vazios. Pretendem apresentar, com golpes de propaganda,  uma imagem “simpática” e “moderna” da Igreja. Mas os vazios agigantam-se. Tornam-se abismos.

Entre esses esforços para mostrar a Igreja como Ela não é, para “parar a sangria de vocações”, o jornal “El País” mencionou uma campanha de sensibilização voltada para os jovens cristãos sob o lema "Responde sim ao sonho de Deus". 

Os hábeis propagandistas inventam slogans sedutores para os jovens que sentem um chamamento de Deus e que procuram um seminário ou uma casa religiosa de acordo com a vocação divina. Essas campanhas prometem “oração” e até acenam doações económicas para os eventuais seminaristas de poucos recursos e/ou estrangeiros, especialmente africanos.

Porém, prossegue o “El País”, nada disso convence: o número de candidatos ao seminário em Espanha decai ano após ano. 

No último ano (2018) só se inscreveram 236 candidatos - 46 a menos que o ano anterior, -uma cifra minúscula para um país que sempre deu grande número de novos sacerdotes e incontáveis missionários.

As desistências superam os ingressos. Em 2019, 123 homens abandonaram o sacerdócio.

No ano passado foram ordenados apenas 135 padres, longe dos mais de 8000 que eram ordenados todos os anos na década de 60.

Também decrescem as vocações monásticas em proporções análogas. Em consequência vão sendo suprimidos os mosteiros como o das freiras Clarissas Capuchinhas de Cifuentes (Guadalajara).

Históricas casas religiosas acabam abandonadas por falta de vocações e não são poucas vezes transformadas em hotéis, casas de entretimentos diversos ou até templos de falsas religiões ou discotecas. 

Ainda assim, em Espanha, há 18164 sacerdotes e 53918 religiosos, segundo dados da Conferência Episcopal. A idade média é elevada: mais de 65 anos, segundo o secretário geral e porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola (Cfr. Infocatólica).

Realizam-se eventos como a recente 56ª Jornada Mundial da Oração pelas vocações na tentativa de povoar os seminários vazios como os de Lleida e Jaca, por exemplo, que tem apenas um seminarista.

Em milhares de paróquias, especialmente as rurais, sente-se a falta de sacerdotes novos. Com frequência, um padre deve cuidar da vida das paróquias numa dezena de cidades.

Para a historiadora das religiões e doutora em filosofia Laura Lara, uma causa relevante é a laicização – leia-se esvaziamento moral ou mundanização – da Igreja, que se tem acelerado nos últimos anos. A dimensão sobrenatural e espiritual é abafada.

Também a aprovação de leis promotoras da imoralidade e outras que punem os sacerdotes que censuram o pecado e as práticas antinaturais contribui a pôr em fuga jovens que em verdade não estão interessados no heroísmo que exige a vocação sacerdotal hoje em dia.

Mas as vocações sinceras não arredam diante desses obstáculos levantados pelo mundo, o demónio e a carne. Elas procuram os seminários e conventos onde se formam almas sobrenaturais que combatem as insídias revolucionárias. Não são bem vistos pelas maioria das Conferencias Episcopais que depositam a sua fé na visão mundana da Igreja.

Mas essas vocações autenticas estão aparecendo e são o presságio duma renovação profunda da Igreja com as suas raízes bem alimentadas pela graça de Jesus Cristo, de modo a levar o rebanho dos fiéis à glória dos Céus.

adaptado de Luis Dufaur in lumenrationis.blogspot.com


blogger

4 comentários:

Anónimo disse...

A Espanha tem que voltar ao primeiro amor, bem como o resto dos países de raízes Católicas.

Salve, Maria Santíssima!

Maria de Fátima disse...

Sim; porque não há amor como o primeiro!
SALVE!

Unknown disse...

Eu gostaria saber como funciona essa campanha "Responde sim ao sonho de Deus" eu procuro um seminário.

Salve Maria puríssima!

Elza disse...

Bom dia.se vc está no Brasil, procure por Pe Giovanni Mezzadri ele é um animador vocacional dos Padres Missionários Xaverianos, está atualmente em Hortolândia SP. O email dele: GiovanniMezzadri@yahoo.com.br . Mas deve colocar tudo em minúsculo, o nome e sobrenome sao juntos mesmo. Entre em contato, para mim ele é um dos poucos Padres já Santo ainda em vida....boa caminhada! O meu email elzav61@gmail.com