sexta-feira, 5 de julho de 2019

Morte e enterro na Cartuxa

A Ordem da Cartuxa é uma ordem contemplativa fundada por São Bruno. A Cartuxa é considerada a ordem mais austera do Mundo e quem lá entra, se tudo correr bem, nunca mais de lá sai.

A verdade é que entram no seu Deserto para sempre, para serem enterrados no cemitério da sua Cartuxa, mas sem pressa. Com 80 e 90 anos. Anos à espera não da morte mas da Vida Eterna.

Lucrando "cem vezes mais" do que deixaram. Desfrutando “do gozo e da paz do Espírito Santo”. Morrem repetindo o latim medieval: “Da cella ad cœlum”, da cela ao Céu…

Como símbolo dessa passagem, o corpo vai para a terra tal qual estava na cela, com o hábito branco, sem caixão. E como recebe a “pedrinha branca” do Apocalipse com o seu nome, no túmulo não terá nome.

Viveu numa família de solitários e estes acompanham-no ao seu descanso com um funeral sóbrio mas muito sentido, pois os cantos litúrgicos acompanham o cair da terra sobre um rosto protegido pelo capuz fechado, para que a sua face só veja a Face de Deus.


blogger

6 comentários:

Anónimo disse...

Viva Cristo Rei e Salve sua Mãe Puríssima


Li num livro de Thomas Merton sobre tal prática Cartuxa deles escavarem sua própria sepultura assim que se tornam monges mas descobri q isto é falso pois estive na Cartuxa brasileira e lá só havia um monge enterrado e no cemitério não tinha sepulturas abertas.O que eles fazem é enterrar como na foto,ou seja,sem caixão,diretamente na cova e não colocam nenhuma identificação de quem está enterrado ali e se por acaso algum monge tenha morrido com fama de santidade a ordem não leva sua causa para beatificação pois dizem algo como que ele não fez mais do que a obrigação que apenas "andou direito".

Laura disse...

Que "pedrinha branca do Apocalipse" seria essa?

Anónimo disse...

Impressionante a abnegação radical dos cartuxos até na hora da morte!

visaobiologica disse...

Desprezo total pela materialidade.
Exemplo a ser seguido!

Gabriel disse...

Homens esvaziados de si mesmo e do mundo, mas preenchidos pela graça de Deus e pelas coisas da eternidade. Deus seja louvado por esses religiosos que se sacrificam pelo bem da Igreja e pela glória do Altíssimo.

Unknown disse...

O que significa essa pedrinha branca do Apocalipse?