quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Como ler a Bíblia: um plano em três etapas

Hoje é a festa de São Jerónimo, que uma vez disse: "A ignorância da Escritura é ignorância de Cristo."

Diz-se que se alguém quer encontrar um versículo da Bíblia deve perguntar a um protestante e não a um Católico. Os protestantes lêem a Bíblia. Os Católicos nem por isso. Mas porque é que os Católicos não lêem a Bíblia?

Eu acho que a resposta está no facto de que nós Católicos vamos à Missa. A Santa Missa tem sempre leituras da Bíblia. Se rezarem o Breviário, ou Liturgia das Horas, multiplicam isso por várias vezes.

O 'Zé Católico' diz a si mesmo, "Porque é que devo estudar a Bíblia? Eu vou à Missa. Oiço-a lá. Está feito!" Há algo de belo nisto. Para os Católicos, ler a Bíblia é algo litúrgico. Assim, a leitura da Bíblia mantém-se principalmente uma experiência comunitária. 

É bom ouvir as leituras da Bíblia na Santa Missa. No entanto, também precisamos de um encontro pessoal (e mesmo privado) com Deus nas páginas da Sagrada Escritura. Todos os Santos respiravam a Sagrada Escritura. A Escritura servia como a gramática das suas almas. Não conseguiam comunicar sem ela.

Aqui estão algumas necessidades espirituais que vocês têm todos os dias da vossa vida: 

Louvor – Dar voz à vossa alegria em Deus e na Sua providência para a vossa vida. A gratidão destrói o desencorajamento. 
Sabedoria – São precisos conselhos práticos para navegar pelas complexidades da vida. 
Desafio – Precisam de subir mais alto. Precisam de crescer na vossa fé. Precisam de se inspirar. Têm de ser Cristãos com intenção. 

Portanto, quando acordarem amanhã, façam o seguinte: 

1. Leiam um Salmo. Comecem com o Salmo 1. Façam dele o vosso hino de louvor para esse dia. 

2. Leiam pelo menos um Provérbio. Os provérbios são os pedaços de sabedoria do vosso dia. Há 31 capítulos. Por que não ler um capítulo todos os dias durante um mês. Out 1 é Provérbios 1. Outubro 31 é Provérbios 31. 

3. Leiam um capítulo de um dos Evangelhos. Este é o vosso desafio. O vosso Salvador desafia-vos nos quatro Evangelhos. Chama-vos a não serem apenas um Católico de nome, mas um discípulo. Não é possível ler seriamente os Evangelhos e continuar morno. Cristo fala de uma maneira que não pode ser ignorada. 

Fazer estas três leituras demora apenas 5 minutos. E vai mudar a vossa vida para melhor. Demora 21 dias a criar um hábito. Por isso dêem 21 dias às leituras e vejam lá se não vos apetece continuar. Ponham a Bíblia na vossa mesa de cabeceira e leiam-na de manhã. Se falharem recomecem.

Taylor Marshall


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Mais do que ler a Bíblia, devemos meditar Naquilo que Ela diz, pois, como me ensinaram, é Jesus Vivo que nos fala através d/Ela: Ele é a Palavra!
Assim, podemos encontrar sempre a resposta certa, para cada encruzilhada da vida...uma vez que Ele sempre nos reponde, desde que o façamos com humildade e com Fé. E falo por experiência; não é preciso ser TEÓLOGO, porque o Espírito Santo atua mesmo, e nos faz entender a Verdade, apesar de muitas vezes, não corresponder às nossas espectativas...e, aí, se houver dúvidas, nada melhor do que consultar alguém--um Sacerdote, uma Religiosa... que nos possa ajudar a discernir melhor. Depois, a certeza de termos agido, segundo a Vontade de Deus, supera TUDO, ao ponto de nos sentirmos LIVRES e em Paz, mesmo que todos nos critiquem e que tudo pareça ficar ao contrário...Mais tarde ou mais cedo, Deus encarrega-Se de nos mostrar de que estamos certos, e de que tomamos a melhor decisão.
Contudo, para que assim procedamos, é preciso que nos ensinem. E isto tem que vir da Igreja e da família. E, por isso, estou muito grata à vida, porque, na minha juventude, usufruí dessas duas vertentes...tendo, mais tarde, consolidado muita coisa, através do Movimento, CANÇÃO NOVA, que, apesar de, no princípio, me ter assustado, acabei por ir assimilando o Seu Carisma!
Assim, é uma pena que não se invista mais na VIVÊNCIA da Palavra e se aprenda a REZAR com a VIDA, através d/Ela, porque a "Fé sem Obras é morta!"
E, contra tudo e contra todos, posso afirmar, que JESUS RESPONDE SEMPRE!