sexta-feira, 15 de outubro de 2021

11 conselhos de Santa Teresa de Ávila para a vida de oração

Hoje é dia de Santa Teresa de Jesus, também conhecida como Santa Teresa de Ávila. Reformou o Carmelo e criou as Carmelitas Descalças, no séc. XVI. Era uma guerreira e é considerada uma das maiores santas de todos os tempos. Foi declarada Doutora da Igreja.

1. Dirige a Deus cada um dos teus actos; oferece-os e pede-Lhe que sejam para a Sua honra e glória.

2. Oferece-te a Deus cinquenta vezes por dia, e que seja com grande fervor e desejo de Deus.

3. Em todas as coisas, observa a Providência de Deus e a Sua sabedoria; em tudo, envia-Lhe o teu louvor.

4. Em tempos de tristeza e de inquietação não abandones nem as obras de oração, nem a penitência a que estás habituado. Antes, intensifica-as, e verás com que prontidão o Senhor te sustentará.

5. Nunca fales mal de quem quer que seja, nem jamais escutes. A não ser que se trate de ti mesmo. E terás progredido muito no dia em que te alegrares por isso.

6. Não digas nunca, de ti mesmo, algo que mereça admiração, quer se trate do conhecimento, da virtude, do nascimento, a não ser para prestar serviço. Mas então, que isso seja feito com humildade e considerando que esses dons vêm pelas mãos de Deus.

7. Não vejas em ti se não o servo de todos, e em todos contempla Cristo Nosso Senhor; assim O respeitarás e O venerarás.

8. Não te mostres curioso a respeito de coisas que não te dizem respeito, nem de perto, nem de longe, nem com comentários, nem com perguntas.

9. Mostra a tua devoção interior só em caso de necessidade urgente. Lembra-te do que diziam São Francisco e São Bernardo: Secretum meum mihi (o meu segredo pertence-me).

10. Cumpre todas as coisas como se Sua Majestade estivesse realmente visível; agindo assim, muito ganhará a tua alma.

11. Que o teu desejo seja ver a Deus. O teu temor, perdê-Lo. A dor, não comprazer na Sua presença. A satisfação, o que puder conduzir até Ele. E viverás numa grande paz.

Prof. Felipe de Aquino in 'Orações de todos os tempos da Igreja'


blogger

Sem comentários: