segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Irlanda: Missa de Domingo antes da reforma litúrgica de 1970



blogger

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu penso que a " derrocada" aconteceu em todo o mundo Católico, embora, se note mais nas aldeias, uma vez que hoje poucos frequentam a Missa e, porque também, pela falta de padres, há menos celebrações.
Hoje, na cidade, mesmo notando- se a redução de fiéis, certas igrejas ainda se vão compondo.
Nossa Senhora, em Fátima, não alertou para o secularismo?
É por isso, que cada vez menos se conhece a Palavra de Deus, pois, pelo menos, aprendia- se nas Homilias.
Tudo se banalizou: quase ninguém se confessa mas comunga; poucos sabem participar na Missa, uma vez que quase não vão lá.
E o que mais se ouve ê que não precisam, porque basta fazer o Bem.
Mas que bem, se não houver a Graça de Deus e o Seu discernimento?
As pessoas ainda não entenderam que uma coisa depende da outra e, por isso, sem Referência, caminhamos para o relativismo, que destrói a verdade, criando toda a confusão de que estamos a ser vítimas.

Anónimo disse...

O grande rombo na Igreja na Irlanda não foi a reforma litúrgica. Foi o escândalo da pedofilia e a tirania nos conventos. Ainda nos anos 80 queriam proibir o aborto na constituição. Depois vieram os escândalos e mudou como mudou. Ao ponto de o casamento homossexual ter sido aprovado em quase todos os condados em referendo, excepto três no interior, e por uma pequena diferença.

A mudança foi tanta que os protestantes do Ulster, que antigamente acusavam os católicos do sul de vassalagem a Roma, são hoje quem se opõe aos direitos dos homossexuais e acham o sul uma bandalheira.

Anónimo disse...

Segundo esse comentário, apenas temos que concluir, que, se a pedofilia e outras desgraças contribuiram para tão grande queda, embora com imensa razão, isso somente prova, que a Fé já não era muito grande.
É preciso saber separar as coisas e interiorizar que, em todas as quedas da Igreja, o maior traído é Jesus Cristo! Logo, em vez de O trairmos ainda mais, abandonando a Igreja verdadeira, devemos sim, intensificar-Lhe a nossa Fidelidade.
Cada vez mais acredito, que foi para isso mesmo, que houve uma infiltração de " depravados" assumidos, nos seminários.
Contudo, isso não justifica tudo....Que Jesus venha depressa e A Restaure, através do " restinho de Israel", que ainda vai remando contra a maré.