quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

A Cátedra de São Pedro

Há duas festas da Cátedra de São Pedro, sendo a de hoje, dia 18 de Janeiro, dedicada à Cátedra em Roma e a de dia 22 de Fevereiro dedicada à Cátedra em Antioquia (onde São Pedro começou por ser Bispo).

Aqui está a estátua de S. Pedro, na Basílica Vaticana, devidamente preparada - com pluvial (a capa), tiara papal e o anel de pescador - neste dia da Cátedra de S. Pedro. Esta festa começou a ser celebrada no séc. III e tem como propósito relembrar o local de onde S. Pedro ensinava os cristãos de Roma e o que isso implicava. 

A cátedra (cadeira, em latim) simboliza a autoridade de um Bispo para ensinar onde tem jurisdição, ou seja onde é ele a mandar. No caso de um Bispo diocesano é a sua diocese. O Papa tem jurisdição universal, por isso quando fala a partir da cátedra não se dirige apenas à diocese de Roma mas ao mundo inteiro. 

Segundo o dogma da Infalibilidade Papal, quando o Papa ensina "ex cathedra" (a partir da cadeira) uma verdade de Fé ou de moral não pode errar, pela especial assistência que lhe é dada nesse momento pelo Espírito Santo. Infelizmente este dogma tem sido muito mal compreendido e as pessoas acham que tudo o que o Papa diz é infalível. Isso não é verdade, um Papa pode errar nas coisas que diz e faz no dia-a-dia. Aconteceu com todos os Papas, ao longo da História, basta olhar para S. Pedro, que traiu Jesus. 

"E o Senhor disse: «Simão, Simão, olha que Satanás pediu para vos joeirar como trigo. Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desapareça. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos.» Ele respondeu-lhe: «Senhor, estou pronto a ir contigo até para a prisão e para a morte.» Jesus disse-lhe: «Eu te digo, Pedro: o galo não cantará hoje sem que, por três vezes, tenhas negado conhecer-me»." Lc 22, 31-33

Padre João Silveira


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Mas, S. Pedro negou Jesus por medo! Ele nunca pôs a Sua Doutrina em causa-- que eu saiba--querendo sobrepor-se ao Mestre, com interpretações pessoais, porque já tinha ouvido d/Ele uma repreensão, quando "por amor" o queria livrar da Cruz. Mesmo sabendo, que Pedro agia por AMOR, Jesus não foi compreensivo! Ele CONHECIA BEM, o valor da OBEDIÊNCIA A DEUS!
E se estou enganada, por favor, alguém me ajude!
A Responsabilidade dum Papa é MUITO GRANDE, e, por isso, deve evitar dar opiniões pessoais em público.
No caso de ter dúvidas, porque isso é próprio de quem CAMINHA, e SATANÁS também está SEMPRE pronto a atacar os MELHORES, deve REZAR e PEDIR AJUDA, individualmente, antes de PERTURBAR OU DIVIDIR O SEU POVO e, acima de tudo, deve TER HUMILDADE SUFICIENTE para SABER, que a Doutrina do Mestre é PERFEITA e a Ele só compete DEFENDÊ-LA pois é somente o SEU GUARDIÃO, embora, como Jesus, sem excluir NINGUÉM, faça de tudo para ajudar quem se quiser CONVERTER!!
E, aí-- penso eu-- também já entra o Conceito da PURA OBEDIÊNCIA, que Jesus TANTO EXIGE AOS SEUS!! Mesmo sem nada entender, ou humanamente fragilizados, DEVEMOS OBEDECER, OBEDECER, OBEDECER e ACREDITAR que, a SEU TEMPO, DEUS PROVIDENCIARÁ. E tudo isto, Jesus nos ENSINA! Ele Mesmo nos lembra que, depois da tentação, DEUS nos enviará sempre um ANJO, tal como enviou a Ele, para nos consolar e redobrar as FORÇAS!
Se assim não fizerem, é porque não estão à altura do CARGO!!