quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Há 100 anos morria Santa Jacinta Marto em Lisboa

Antes de ser levada para o hospital, a Jacinta disse que Nossa Senhora lhe tinha aparecido, assegurando-lhe que «morria», e, por isso, achava a operação inútil. Mandou dizer à Lúcia que Nossa Senhora «já lá a tinha ido ver; que lhe tinha dito a hora e o dia em que morria»1 e recomendou-lhe que fosse muito boa.

A mãe foi visitá-la várias vezes. E teve a grata surpresa, certo dia, de ser visitada pelo pai. Pouco se demorou, porque em casa tinha muitas pessoas doentes e era preciso cuidá-las.


Somente em 2 de Fevereiro seguinte foi internada no Hospital D. Estefânia, para ser submetida à operação em que os médicos punham tanta esperança. Sentiu imediatamente a frieza e anonimato dum hospital.
Hospital D. Estefânia em Lisboa
Apesar da insistência da vidente, a operação fez-se e correu bem, mas sem êxito, como se viria a constatar. Foi operada em 10 de Fevereiro. Estava tão enfraquecida que não aguentou a anestesia total. O Dr. Castro Freire retirou-lhe duas costelas do lado esquerdo, para que, por uma abertura, pudesse entrar a mão do operador. Chorou quando lhe tiraram a roupa e custou-lhe muito que mãos de homens tocassem o seu corpo.

Leonor da Assunção, enfermeira reformada, que não era praticante, ainda conheceu a Jacinta neste hospital e refere-se à operação. Contou à sua colega Mariana Reto Mendes: «A vidente suportou um corte de costelas e levou um penso com um dreno, este com soluto de Dakin.» Mariana comenta o tipo de tratamento aplicado: «Este tipo de penso arde muito, é muito doloroso. Mas [...] Jacinta nunca se queixava, sofria tudo sem manifestar dor. Só chorava quando alguém lhe tirava a cadeira: «A menina tirou-me a cadeira onde esteve Nossa Senhora!...»
[...]
Quatro dias antes de morrer, em 16 de Fevereiro, a Jacinta tinha muitas dores e queixava-se. A Madre Godinho animava-a a que suportasse com paciência, porque isso agradava a Deus. Na manhã do dia seguinte, a Jacinta disse-lhe: «Olhe, madrinha! Eu já não me queixo! Nossa Senhora tornou a aparecer-me que em breve me viria buscar e que me tirava já as dores!»2


E, de facto, a partir desse dia até ao da morte, não voltou a queixar-se nem a dar qualquer sinal de sofrimento.

in Pastorinhos de Fátima, M. Fernando Silva


1. Memórias da Irmã Lúcia I, nº6, p 46
2. Documentação crítica de Fátima, II, p.186



blogger

Sem comentários: