domingo, 7 de abril de 2024

Domingo Quasimodo

Neste Domingo, a Missa em latim começa com "Quasi modo". Se soa familiar é simplesmente porque se trata do nome do Corcunda de Notre-Dame, a personagem principal do romance 'Notre-Dame de Paris'. Com o recente incêndio na Catedral de Paris voltou a escrever-se sobre essa personagem.

Mas por que razão Victor Hugo chamou "Quasimodo" ao Corcunda mais famoso do Mundo? Simplesmente porque teria sido encontrado no Domingo a seguir ao Domingo de Páscoa, cujo introito começa com: "Quasi modo geniti infantes..." (Como bebés recém-nascidos...), uma passagem da primeira carta de São Pedro.

Este Domingo é tradicionalmente conhecido por "Dominica in Albis". Isto porque as pessoas eram baptizadas no dia de Páscoa e, para comemorar a pureza que tinham na sua alma pelo perdão do pecado original e dos pecados pessoais, usavam uma túnica branca durante toda a semana. 

O Domingo seguinte era o primeiro dia sem essa túnica branca, por isso dizia-se: "Dominica in Albis Depositis" (Domingo em que se tira a veste branca).


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Mas Jesus transformou-o no Domingo da Misericórdia, como pediu a Santa Faustina.
Depois da novena, cujas intenções Ele Próprio definiu, começada na Sexta feira Santa e acabada no Sábado seguinte, Jesus pede que se celebre o DOMINGO DA MISERICÓRDIA, com uma grande festa em seu louvor, e onde TODAS as GRAÇAS serão derramadas para a Humanidade, principalmente, para os pecadores mais empedernidos!
Aconselho a que procurem saber tudo o que com esta Devoção se relaciona, porque foi instituída por Jesus, precisamente, para os tempos de hoje, e é rica em Bênçãos e Milagres de toda a ordem.