quarta-feira, 21 de outubro de 2020

O perigo e a injustiça dos Juízos Temerarios

O Senhor previne-nos contra os juízos temerários e injustos, pois pretende que ajamos com um coração simples, olhando sempre só para Deus. 

Dado que ignoramos os motivos de muitas acções, seria temerário da nossa parte julgá-las. Os mais dispostos a fazer juízos temerários e a condenar os outros são aqueles que preferem condená-los a corrigi-los e conduzi-los ao bem, uma atitude que denota orgulho e mesquinhez. 

Por exemplo, um homem peca por cólera, e tu repreende-lo com ódio. Ora, entre a cólera e o ódio vai a mesma distância que separa a trave do argueiro. O ódio é uma cólera inveterada que, com o tempo, assumiu proporções tais que bem merece o nome de trave. 

Pode acontecer que te encolerizes quando pretendias corrigir, mas não deves nunca deixar-te levar pelo ódio. Afasta primeiro o ódio para longe de ti, e poderás depois corrigir aquele que amas.

Santo Agostinho in 'Explicação do Sermão da Montanha' (19, 63)


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

O ódio é um veneno terrível para a alma.

Maria José Martins disse...

Mas que fazer, quando as evidências nos entram pelos olhos adentro?
Ainda agora, acabo de ler que o Papa Francisco aprova a "União civil de homossexuais" e os recebe, a eles e aos filhos adotados--outro crime para os Católicos--dentro da Igreja, assim como todas as outras "uniões de facto" ou de Casais recasados...
E como devemos, então, acolher toda esta aberração, sem ficarmos, no mínimo, perturbados?! Não porque queira julgar quem está nessas situações; mas encarar tudo como normal, vedando-lhes a possibilidade de que, PELO MENOS, peçam perdão e implorem a Misericórdia de Deus...É O MESMO que ATIRÁ-LOS PARA O INFERNO! E digo isto a sofrer, porque, infelizmente, tenho amigos e conhecidos, de quem gosto muito e por quem rezo e sinto enorme respeito! A partir de hoje, NUNCA mais terei maneira de lhes LEVAR a VERDADE...se o Papa MANDA...
Finalmente, o que pensar DUM LÍDER ASSIM, QUE ACABA DE RENEGAR PONTOS FUNDAMENTAIS DA NOSSA DOUTRINA?!
Será que não está na HORA de ABRIRMOS os OLHOS e a BOCA e PROCLAMAR A VERDADE? Afinal, QUEM É O PAPA FRANCISCO?!
E desculpem a minha indignação. Apetece-me repetir uma Passagem Bíblica de Jeremias "Fugi do meio deles, Meu Povo!"
Por muito que queira AMÁ-LO--só porque Deus nos exige--a REVOLTA é muito grande!!