quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Santa Teresa de Ávila nas palavras de Dom Prosper Guéranger

Teresa sofreu toda a espécie de privações. Mas sofreu uma privação pior do que as privações humanas. Um dia, Deus mesmo pareceu faltar-lhe. Como antes dela São Felipe Benício, como depois dela São José Calazans e Santo Afonso Ligório, ela conheceu a provação de se ver condenada, rejeitada, ela e suas filhas e seus filhos, em nome e pela autoridade do Vigário do Esposo. 

Era um desses dias preditos desde há muito onde – agora da citação Apocalipse – foi dado à "besta" de fazer guerra aos santos e de os vencer. O espaço falta-nos para contar esses incidentes dolorosos. Para quê contá-los? A "besta" não tem nesses casos senão um modo de proceder, que repete no décimo sexto século, no décimo sétimo, no décimo oitavo século e sempre.

Como também a "besta" tem sempre o mesmo objectivo, Deus permitindo-o, não tem senão um objectivo: o de conduzir os seus a este alto grau de união crucificante onde aquele que quis ser o primeiro a saborear a amargura desta borra de vinho pôde dizer dolorosamente, mais do que ninguém: "Meu Deus, meu Deus porque me abandonastes?"

Dom Prosper Guéranger in Méditation: Le XV October, Sainte Thérese, Vierge 


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Realmente, Santa Teresa sofreu MUITO, antes de chegar à "plena União" com Deus! Mas, até lá, reagia tal como muitos de nós. Daí, o seu desabafo, referido na história anterior; tudo foi um processo...com MUITA PERSISTÊNCIA E CONFIANÇA em Jesus!
Conduzida por ELE, seu Mestre e AMIGO, atingiu o ponto mais alto de UNIÃO COM DEUS, ao ponto de tudo sofrer com alegria, somente, para Sua Glória. Aqui, tal como Jesus, ela já orava, até pelos seus inimigos e chegava a pedir a Deus que lhes concedesse parte da sua Paz--dela. O seu Amor por Deus era tão grande, que só desejava viver mil vidas, para Salvar almas, oferecendo-se como vítima, unida a Jesus Crucificado. Existia nela um total desapego por tudo o que era mundano e supérfluo. A sua UNIÃO com DEUS era tão grande, que já nada a perturbava, porque TUDO o que sentia e vivia já não vinha dos Sentidos ou do Intelecto; ela tinha a certeza de que só Deus agia nela! TUDO sofria, TUDO aguentava por AMOR a Deus e para Sua Glória e pela Salvação das Almas.
Todavia, TUDO se passava no interior da alma, onde apenas ela e Deus SE AMAM e SE COMUNICAM, em grandessíssimo silêncio...e até os "arroubamentos" e "voos no Espírito" cessaram; agora, TUDO É QUIETUDE! A alma encontra o seu repouso e JÁ NADA A ESPANTA! Perde todo o medo, toda a insegurança, toda a ansiedade, porque SÓ DEUS PERMANECE e ela CONFIA plenamente n/ELE!
Santa Teresa afirma que é neste patamar que a alma encontra a Verdadeira ÁGUA VIVA, onde a CORSA FERIDA pode banhar-se e se deleita no TABERNÁCULO DO SENHOR, onde encontra a VERDADEIRA PAZ!

E como seria bom para o mundo e para nós, se todos conseguíssemos, pelo menos, um BOCADINHO, desta Santidade!