quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Bênção da Cerveja em latim e português

Em Latim:


V. Adjutorium nostrum in nomine Domini.
R. Qui fecit caelum et terram.

V. Dominus vobiscum.
R. Et cum spiritu tuo.

Oremus

Bene+dic, Domine, creaturam istam cerevisiae, quam ex adipe frumenti producere dignatus es: ut sit remedium salutare humano generi, et praesta per invocationem nominis tui sancti; ut, quicumque ex ea biberint, sanitatem corpus et animae tutelam percipiant. Per Christum Dominum nostrum.
R. Amen.

Et aspergatur aqua benedicta.


Em Português:

V. A nossa protecção está no nome do Senhor
R. Que fez o Céu e a Terra

V. O Senhor esteja convosco.
R. E contigo também.

Oremos

Abençoai, Senhor, esta criatura, a cerveja, que da riqueza do grão vos dignastes produzir, para que seja remédio salutar ao género humano; concedei ainda, pela invocação do vosso santo Nome, que quem quer que dela beba receba [de Vós] a saúde do corpo e a tutela da alma.
R. Amém.

E aspergir com água benta.


blogger

5 comentários:

Maria José Martins disse...

Para alguns que eu conheço, esta Bênção vai justificar, DE CERTEZA, muita coisa!...
Que Deus lhes dê o discernimento, para poderem AVALIAR, SOMENTE, o lado positivo da questão...

Anónimo disse...

Infelizmente tem gente de mente estreita que acha que cerveja é sinônimo de pecado!!!

Maria José Martins disse...

Nem a cerveja nem coisa nenhuma.
Segundo o que aprendi, "pecado" é tudo aquilo que fazemos CONTRA os nossos irmãos ou nós mesmos, afetando a Igreja, porque pertencemos à Comunidade, e porque somos membros do Seu Corpo Místico. Ora, logicamente, é porque estamos numa linha de desobediência ao Amor de Deus e, por isso, de ofensa também a Ele. E a ofensa é cada vez maior, se for algo feito com a intenção de magoar e prejudicar alguém, ou de ser indiferente com Aquilo que Ele nos Ensina, afetando-O DIRETAMENTE!
Quanto à CERVEJA, o único mal está somente se não for BEBIDA com moderação, podendo prejudicar a saúde ou os outros, no caso de se ficar alcoolizado, suscetível às respetivas consequências.

Anónimo disse...

Maria José Martins, me desculpe se meu comentário pareceu uma crítica ao seu comentário. Na verdade, não queria criticar, mas confirmar.
Beber cerveja não é pecado, mas infelizmente eu conheço muita gente aqui no Brasil que acha que beber cerveja é pecado. Não sei de onde veio essa mentalidade, mas é uma mentalidade errada.

Maria José Martins disse...

A minha resposta foi baseada na noção de pecado que julgo ter aprendido, sobretudo, para aqueles que condenam quem beber qualquer tipo de bebida alcoólica, incluindo, a cerveja.
E eu sei, que há igrejas, que o fazem!
Felizmente, que a nossa nos ensina, que tudo depende da moderação com que o fazemos...
Acredite, que não o interpretei mal, mas, obrigada, pela gentileza.