quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Santa Gertrudes, a Grande

Santa Gertrudes nasceu na Alemanha a 6 de Janeiro de 1256 e ficou órfã muito jovem. Quando tinha cinco anos  foi levada para a Abadia Beneditina em Helfta, na Saxónia, para ser educada pelas freiras de lá. Era uma criança adorável e de raciocínio rápido que respondeu bem a quem a ensinou.

Ao terminar os estudos, aos 15 ou 16 anos, Gertrude ingressou na comunidade de Helfta. Era forte de carácter e personalidade e tornou-se numa presença vivificante no mosteiro. Quando jovem, porém, Gertrude não era muito piedosa e ficou tão absorta nos seus estudos seculares que negligenciou o chamamento espiritual. Aos 24 anos, começava a achar as rotinas do mosteiro cansativas. Durante o Advento de 1280, suportou uma severa provação emocional e espiritual. Pouco depois do seu 25º aniversário, a 27 de janeiro de 1281, Gertrudes experimentou um encontro repentino e inesperado com Cristo ressuscitado, que ela considera a sua “conversão”. No fundo do coração ela ouviu Cristo dizer-lhe: “Não tenhas medo. Eu vou salvar-te e libertar-te.”

Em 1289, Gertrudes ouviu Cristo pedir-lhe que escrevesse um relato das muitas graças que havia recebido. Relutantemente, Gertrude escreveu uma curta autobiografia espiritual, chamada "O Arauto da Bondade Amorosa de Deus". Nele, descreve o seu despertar, que tornou Cristo tão real que ela foi capaz de superar todas as resistências dentro de si mesma e gradualmente mover-se em direcção à entrega incondicional ao amor de Deus. A sua vida espiritual foi baseada nas escrituras e nutrida na liturgia. A sua oração era centrada em Cristo, especialmente na Sua humanidade representada pela imagem do Sagrado Coração, o tesouro divino da graça. 

Santa Gertrudes experimentou um amor intenso pela Eucaristia, um abraço amoroso do pecador, amizade pelos rejeitados e uma confiança duradoura na misericórdia de Deus. À medida que amadurecia, os seus olhos abriam-se para o mistério do amor de Cristo na Igreja e para a sua missão evangelizadora no mundo.

Santa Gertrudes morreu a 16 de Novembro de 1301 ou 1302, mas o seu legado espiritual continua vivo na Igreja, especialmente na sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus:

“Ó coração que difunde a gentileza;
Ó coração que transborda de bondade amorosa;
Ó coração que transborda de caridade;
Ó coração que destila prazer;
Ó coração cheio de compaixão!
Ó querido coração, absorve o meu coração totalmente em ti.
Concede-me, querido Jesus, que te ame em todas as coisas e acima de todas as coisas, que me apegue a ti com fervor e tenha esperança em ti sempre.
Amém."

Santa Gertrudes, a Grande, rogai por nós!

in stgertrude.org


blogger

1 comentário:

Alex Antunes disse...

Muito edificante ler esta biografia de Santa Gertrudes!