quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Supremo Tribunal remove restrições ao culto religioso em Nova York graças ao voto de Barrett

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos proibiu Nova York de impor limites à frequência de igrejas e outros locais de culto em áreas designadas como "fortemente afectadas pela pandemia". O voto da nova juíza do Tribunal, Amy Coney Barrett, foi decisivo.

Os votos dos juízes ficaram divididos em 5-4, com a nova juíza Amy Coney Barrett, uma católica devota, demostrando a importância da sua nomeação pelo Presidente Trump, e inclinando a balança para a ala conservadora do Tribunal. Os três progressistas, bem como o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, discordaram.

A sentença representa uma mudança nos critérios do Supremo Tribunal dos Estados Unidos. No início deste ano, quando a predecessora progressista de Barrett, Ruth Bader Ginsburg, ainda estava viva, os juízes também se dividiram em 5-4, mas a favor de deixar em vigor as restrições que afligiam as igrejas da Califórnia e de Nevada.

A decisão indica que as restrições eram especialmente severas para o culto religioso. E acrescenta:

“Os membros deste tribunal não são especialistas em saúde pública e devemos respeitar o julgamento de quem tem especialização e responsabilidade nesta área. Mas, mesmo durante uma pandemia, a Constituição não pode ser deixada de lado e esquecida. As restrições em questão aqui, ao proibir efectivamente muitos de comparecer aos serviços religiosos, atingem o cerne da garantia da liberdade religiosa da Primeira Emenda."



blogger

3 comentários:

Anónimo disse...

Que sirva de exemplo para a França!
Os católicos franceses estão sofrendo muito com a falta da missa.

Maria José Martins disse...

Já li em qualquer lado, que o Presidente Macron ia autorizar a reabertura das igrejas, assim como, a Celebração das Missas. Permitirá um ligeiro "desconfinamento", alargando-lhes a corda...por mais uns quilómetros (foi o que li).
Se, até agora, só podiam descolocar-se num raio de 1Km, na nova modalidade, o vírus vai ser mais condescendente...e só ATACARÁ, a partir de 20Km, razão pela qual, os Franceses poderão deslocar-se até essa distância!
Isto do vírus ter relógio ou cronómetro...deve fazer-nos pensar!!

Anónimo disse...

https://templariodemaria.com/bispos-franceses-protestam-contra-a-limitacao-de-30-pessoas-nas-missas/