terça-feira, 16 de março de 2021

Santa Sé esclarece que não é lícito abençoar parelhas do mesmo sexo

Face à confusão que existe em algumas dioceses mais progressistas, nomeadamente na Alemanha, a Congregação para a Doutrina da Fé respondeu a um Dubium sobre a possibilidade que uma parelha de pessoas do mesmo sexo recebesse uma bênção por parte de um membro do clero. A resposta foi muito clara: Não. Jamais. Em parte alguma.

Aqui ficam alguns trechos do documento com a resposta:

"Não é lícito conceder uma bênção a relações, ou mesmo a parcerias estáveis, que implicam uma prática sexual fora do matrimônio (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher, aberta por si à transmissão da vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo. (...)

Já que as bênçãos sobre as pessoas possuem uma relação com os sacramentos, a bênção das uniões homossexuais não pode ser considerada lícita, enquanto constituiria de certo modo uma imitação ou uma referência de analogia à bênção nupcial, invocada sobre o homem e a mulher que se unem no sacramento do Matrimónio, dado que «não existe fundamento algum para assimilar ou estabelecer analogias, nem sequer remotas, entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus sobre o matrimónio e a família». (...)

A Igreja não dispõe, nem pode dispor, do poder de abençoar uniões de pessoas do mesmo sexo no sentido acima indicado.

O Sumo Pontífice Francisco, no curso de uma Audiência concedida ao abaixo assinado Secretário desta Congregação, foi informado e deu seu assentimento à publicação do mencionado Responsum ad dubium, com a Nota explicativa anexa.
 
Dado em Roma, da Sede da Congregação para a Doutrina da Fé, aos 22 de Fevereiro de 2021, Festa da Cátedra de São Pedro, Apóstolo."
 
Luis F. Card. Ladaria, S.I.
Prefeito

 

 

Giacomo Morandi

Arcebispo tit. de Cerveteri
Secretário
 


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...

Graças a Deus que o Vaticano fala CLARAMENTE: "Não pode abençoar o PECADO!"
O pior é como confunde "todo mundo", quando nada faz contra o lobby gay e protege quem o defende...

Dona Rô disse...

Pelo menos isto, face a tantas heresias.