quinta-feira, 8 de abril de 2021

As Carmelitas de Alençon e a Missa Tradicional

O Carmelo de Alençon saiu do centro da cidade rumo a Cussai, a 8 km de distância, com o objectivo de redescobrir a tranquilidade peculiar à espiritualidade carmelita. Em entrevista ao L’Homme Nouveau Carmelitas explicaram os motivos dessa mudança e também da razão pela qual assumiram o Rito Romano Tradicional tanto nas Missas como no Ofício Divino.

L’Homme Nouveau: Em 2013, decidiram abraçar a Missa Tradicional. Porquê essa mudança?

Irmã Marie-Isabelle de la Miséricorde: Já em 2007, com o Motu Proprio do Papa Bento XVI, havíamos pedido para celebrar a Missa Tradicional. Descobrimos que a dimensão sacrificial da Missa era pouco expressa na Missa celebrada diante do povo, enquanto o Rito Tradicional expressa perfeitamente a doutrina católica. Sublinho que a comunidade foi unânime nessa mudança. 

O nosso Bispo, Mons. Habert, que sempre foi benevolente, não era nada contra, simplesmente pediu-nos que o fizéssemos gradualmente. Assim, começámos começámos a ter a Missa Tradicional graças aos sacerdotes da Fraternidade de São Pedro. É a eles que devemos muitas vocações. Na verdade, somos um dos únicos carmelos na Europa a ter adoptado completamente o Rito Tradicional e percebemos que muitos jovens desejam essa liturgia.

in riposte-catholique.fr


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Louvado seja Deus por essa notícia!!!
A notícia diz que as Carmelitas de Alençon se mudaram para uma localidade mais tranquila.
E agora? O Carmelo de Alençon será ocupado por outras religiosas?