quinta-feira, 29 de julho de 2021

Os abusos litúrgicos que a Autoridade da Igreja nunca combateu



blogger

2 comentários:

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo disse...

Foi com o coração cheio de dor que li o violento Motu Proprio do actual Papa, tomando uma posição meramente ideológica, injusta, sem nenhuma misericórdia (que tanto apregoa), ilegítimo e baseado em pressupostos falsos. De resto, se eu quisesse continuar a adjectivar, talvez não existisse espaço para descrever o quão lamentável considero este malévolo documento. Nesse sentido, a dualidade de critérios plasmada neste vídeo é em geral paradigmática e demonstra as aberraçoes que se vão praticando por esse mundo fora e que nada têm de católico, mas sim de demoníaco e de herético. Todavia, há excertos desse pequeno filme que não deviam estar incluídos, como é o exemplos de S. João Paulo II a assistir a um momento de circo, ou mais alguns que não requerem de todo da aplicação de liturgia, dado não se tratar de Missas ou de outros momentos litúrgicos. Não podemos denunciar aquilo que não gostamos com alegaçoes falsas, caso contrário estaremos a actuar da mesma forma que o(s) autore(s) do deplorável Traditionis Custodes.

Maria José Martins disse...


Também eu concordo com essa objeção, sobre S. João Paulo II, pois lembro-me perfeitamente dessa representação dos palhaços, mas num momento recreativo, fora da Missa.
Quanto aos restantes, somente agradeço a Deus, que todas as aberrações ainda não tenham--penso eu--chegado a Portugal...
E que mais uma vez DEUS TIRE COISAS BOAS DAS MÁS, porque, tal como eu, muitos devem ter aprendido mais de Liturgia com todas esta polémicas, do que em toda a sua vida!