domingo, 1 de agosto de 2021

Festa de São Pedro ad Vincula

No dia 1 de Agosto, a liturgia da Igreja comemora a Festa de São Pedro ad Vincula, honrando as correntes que aprisionaram o Santo Apóstolo e o facto histórico da sua libertação do cárcere, por meio de um Anjo (Actos 12, 1-19). Esta festa foi retirada do calendário e da liturgia pelos destruidores da liturgia da igreja pós-conciliar.

A festa de São Pedro ad Vincula é celebrada no dia 1 de Agosto em referimento ao Titulus Apostolorum que comemorava nesta data as correntes de São Pedro e a sua milagrosa libertação ocorrida por meio de um anjo do Senhor. É uma festa romana. Está ligada à dedicação da igreja de S. Pietro in Vincoli, na colina Oppio, em Roma; basílica que foi restaurada por Sixto III às expensas da família imperial.

No calendário litúrgico, as festas dedicadas a Cátedra de São Pedro são três: a de hoje, a de 18 de Janeiro (Cathedra Romana) e a de 22 de Fevereiro (Cathedra Antiochena) (Cf. A.P. FRUTAZ - E. JOSI, ad vocem Cattedra di S. Pietro, in Enciclopedia Cattolica, III, Roma, 1949, colI. 1172-1173).

A festa do dia 22 de Fevereiro, é relacionada ao Magistério de Pedro. Na Depositio martyrum (sec. IV), esta data é associada à comemoração do "Natale Petri de Cathedra" (cf. P. DELEHA YE, Les origines du culte des martyrs, Bruxelles, 1933, p. 263-269).

S. Agostino, no seu Sermão 190, (pl 39, col. 2100) considera o dia 22 de Fevereiro como a data de início do episcopado romano de Pedro. A data do dia 18 de Janeiro foi introduzida pelo rito galicano (metà VI sec.). Depois do ano mil, as duas datas aparecem nos livros litúrgicos romanos (Cf. P. FRUTAZ - E. JOSI, op. cit., 1949, col. 1173).

in Pale Ideas


blogger

Sem comentários: