sábado, 14 de agosto de 2021

Jejum na Batalha de Aljubarrota

636 anos da Batalha de Aljubarrota. Tal como hoje, era vigília (o dia antes) da Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma. A Tradição da Igreja, confirmada pela lei eclesiástica, impunha aos fiéis o jejum no dia antes destes "dias grandes".

Esse jejum obrigatório poderia talvez ser dispensado, tendo em conta a importante batalha que se aproximava. Mas o Santo Condestável não quis poupar os seus homens, nem a si próprio, desse sacrifício e os portugueses fizeram mesmo jejum.

Além disso, quem quis pôde confessar-se e também comungar. Os soldados portugueses sabiam que não estavam apenas a ser liderados por um génio da estratégia militar mas também por um Santo.

Eles percebiam que estavam perante um homem diferente dos outros; tanto pelo fervor com que rezava como pela virtude com que se comportava. E isto fazia com que confiassem totalmente nele.


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

E o resultado viu-se!

"Eles percebiam que estavam perante um homem diferente dos outros, tanto pelo fervor com que rezava, como pela virtude com que se comportava. E isto fazia com que confiassem totalmente nele."
Ainda há quem pense(?) que o exemplo não conta...
Que Deus nos conceda bons e Santos líderes!