quinta-feira, 16 de setembro de 2021

O regresso da Igreja das Catacumbas

Neste vídeo vemos a celebração da Missa Tradicional em casa de uma família. Decorria o ano 1982. A Missa Tradicional era proibida ainda que nunca tenha sido revogada. Os sacerdotes que a celebravam, tirando raras excepções, era perseguidos, separados das almas que lhes tinham sido confiadas e por fim suspensos.

Parte da Igreja deixa as igrejas, de onde foi expulsa, e procura abrigo em casas de família, à imagem do que tinha acontecido aos primeiros cristãos. Centenas de comunidades ocultas, em luta para manter a fé católica na sua integridade.

O que durante séculos foi considerado bom e santo era agora considerado prejudicial e nocivo às almas. Aquelas almas não percebiam como isso poderia ser possível porque ia contra o que experimentavam e também contra o que tinham testemunhado os antigos.

Com o passar dos anos a Missa Tradicional foi crescendo e regressou às igrejas. A algumas. Nos últimos 10 anos o crescimento foi impressionante, especialmente numa Igreja cada vez mais envelhecida e com menos gente, especialmente no Ocidente. Os frutos espirituais faziam-se sentir: centenas de vocações ao sacerdócio e religiosas, famílias numerosas, novas comunidades, conversões, vida de oração, etc.

Esse desenvolvimento foi abruptamente atacado há exactamente 2 meses, com a publicação do motu proprio Traditionis Custodes. Esse foi o dia que, para muitos católicos, significou o regresso às catacumbas, que podem ser relembradas neste vídeo. Aí ficarão. Mas não para sempre.


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


E o que ainda está para vir...
Acredito em que isto seja somente o princípio das dores.