quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Nossa Senhora do Pilar

Hoje é dia de Nossa Senhora do Pilar. Este é o título mais antigo de Nossa Senhora. A basílica do Pilar, em Saragoça (Espanha), é um Santuário privilegiado.

A tradição cristã traz a narrativa histórica da origem deste nome há mais de 1900 anos. Conta que a cada dia crescia o número de cristãos atraídos pela pregação e pelos milagres dos Apóstolos. Mas alguns judeus, em perseguição à Santa Igreja, maltratavam e matavam muitos cristãos. Os Apóstolos, indignados, começaram a pregar o evangelho a todos, segundo o mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nas províncias da Espanha, foi São Tiago (Maior) o incumbido de pregar o Santo Evangelho, mas, antes de partir da Terra Santa, foi pedir a bênção de Maria Santíssima, assim como os outros Apóstolos. Ao abençoar São Tiago, a Virgem disse: ”Vai, meu filho, cumpre a ordem do teu Mestre, e por Ele te rogo que, naquela cidade da Espanha em que maior número de almas converteres à Fé, edifiques uma igreja em minha memória, conforme o que eu te manifestar”.

O apóstolo Tiago pregou, então, em muitas províncias da Espanha, até chegar a Saragoça, à margem do rio Ebro. Por lá, converteu oito varões a Jesus Cristo, com os quais se retirava à noite para as margens do rio, onde oravam e descansavam. Certa noite, ao descansar com os seus discípulos, Tiago ouviu vozes angélicas que cantavam: ”Ave Maria, gratia plena!” Ficando de joelhos, o apóstolo viu a Santíssima Virgem entre um coro de Anjos, sentada num pilar de mármore. Maria, então, com muito carinho, disse ao apóstolo: ”Eis aqui, meu filho, o lugar assinalado e destinado à minha honra, no qual, por teu cuidado e em minha memória, quero que seja edificada uma igreja. Conserva este pilar onde estou sentada, porque o meu Filho e teu Mestre enviou-o do Céu pelas mãos dos Anjos; junto a ele assentarás o altar da capela, e nele obrará a virtude do Altíssimo os portentos e maravilhas de minha intercessão, para com aqueles que, nas suas necessidades, implorarem o meu patrocínio. E este pilar permanecerá aqui até o fim do mundo, e nunca faltarão nesta cidade verdadeiros cristãos que honrem o nome de Jesus Cristo, meu Filho”. 

Esta é a origem do título Nossa Senhora do Pilar, muito invocado em Espanha. 

A capelinha primitiva foi sendo reconstruída e ampliada com o correr dos séculos, até se transformar na grandiosa basílica que acolhe, como centro vivo e permanente de peregrinações a numerosos fiéis que, de todas as partes do mundo, vão rezar à Virgem e venerar o seu Pilar.

Muito para além dos milagres espetaculares, a Virgem do Pilar é invocada como refúgio dos pecadores, consoladora dos aflitos. A Sua acção é sobretudo espiritual.

Consagração a Nossa Senhora do Pilar

Virgem Imaculada! Minha Mãe! Maria!
Eu vos renovo, hoje e para sempre a consagração de todo o meu ser para que disponhais de mim para o bem de todas as pessoas.
Apenas vos peço, minha Rainha e Mãe da Igreja, força para cooperar fielmente na vossa missão de trazer o reino de Jesus ao mundo.
Ofereço-vos, portanto, Coração Imaculado de Maria, as orações e os sacrifícios deste dia, para que fiel à minha consagração, esteja disponíveis a colaborar convosco na construção de um mundo novo, ó Maria concebida sem pecado! 
Rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos recorrem a vós, de modo particular as famílias de nossa comunidade paroquial, que vos venera com o título de Senhora do Pilar.
Salve Rainha…

in domluizbergonzini.com.br


blogger

Sem comentários: