sábado, 5 de novembro de 2022

Festa das Santa Relíquias

Depois de ter celebrado o dia de todos os Santos, a festa das santas almas que entraram no Céu, a Igreja honra hoje, dia 5 de Novembro, as santas relíquias dos seus corpos, que estão na terra até ao momento da ressurreição gloriosa.

Desde os primeiros tempos da Igreja celebravam-se os Santos Mistérios nos túmulos dos Mártires nas Catacumbas, como prova de que esses Santos tinham misturado o seu sangue ao da Vitima do Calvário. Mais tarde, em Roma, construiram-se templos grandiosos, grandes relicários, abrigando a sepultura dos mártires celebres. 

Os restos dos que tinham assim confessado a sua fé eram colocados sob o altar-mor, ou altar da confissão, das basílicas que lhes eram consagradas. Daí o uso da trasladação das relíquias dos mártires, que é uma das partes essenciais da cerimónia da Dedicação de uma igreja. Assim como o costume de colocar as relíquias dos santos mártires numa pequena cavidade da pedra do altar, chamada túmulo. 

É por este motivo que a Missa das Santas Relíquias, datando do século XIX, é composta, assim como o oficio desse dia, em grande parte, de trechos tirados do Comum dos Mártires, e o Sacerdote reveste-se de paramentos vermelhos. 

Assim como uma virtude sobrenatural saia de Jesus e curava os que dele se aproximavam, os Santos que gozam de Deus no Céu podem, através das suas relíquias que ficaram na terra operar maravilhas: expulsar os demónios, curar os enfermos, dar vista aos cegos, purificar os leprosos, expelir as tentações e dar-nos todos os dons excelentes que descem de Deus.

D. Gaspar Lefebvre in 'Missal Quotidiano' (1963)


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu Deus, o que continuamos a não saber!
Na verdade a nossa Igreja tradicional é riquíssima em Sabedoria Espiritual, para aqueles que querem e acreditam que Ela tem Poder, para perpetuar a Ação direta de Deus, nos Seus filhos e, neste caso, através das relíquias dos Seus Santos...
É pena, que muitos desconheçam ou mesmo pensem ser superstição.