terça-feira, 30 de novembro de 2021

Morreu o homem que construiu sozinho uma "Catedral"

Justo Gallego Martinez, o criador da "Catedral" Nuestra Señora del Pilar, em Mejorada del Campo, Espanha, morreu neste Domingo, aos 96 anos.

Justo começou a construção em 1961 sem planos e sem guindaste. Trabalhava sozinho, usava apenas sucata do complexo industrial próximo. O seu dia de trabalho começava todos os dias às 6h00 da manhã, excepto aos Domingo.

Quando tinha 10 anos, durante a Guerra Civil Espanhola, testemunhou como os comunistas, lutando contra o General Franco, assassinaram sacerdotes e pegaram fogo à igreja em Mejorada. Isso deixou-o com pouco respeito pela administração socialista da cidade.

Justo tornou-se trapista, mas contraiu tuberculose, pelo que foi incapaz de seguir a vida trapista ascética e saiu pouco antes de fazer os votos finais. Ele prometeu a Nossa Senhora do Pilar que construiria um santuário se recuperasse a saúde. Quando isso aconteceu, começou a construir a igreja num terreno herdado dos seus pais.

A imponente construção (55x25x35m) apresenta uma série de torres semi-acabadas, enquanto as paredes internas são decoradas com frescos.

Quando Justo começou, as pessoas chamavam-lhe "padre maluco", mas ele não ligava. “O que fiz, fi-lo por Nosso Senhor”, disse Gallego, “nunca estive com uma mulher. Para mim, a Igreja é a minha vida, a minha esposa, os meus filhos”.

Os bispos espanhóis recusaram-se a aceitar a Catedral como igreja.

in gloria.tv


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Sem querer ser "mais papista que o Papa", este testemunho e a vida deste "homem" acho que mereciam um pouco mais atenção, por parte da Igreja.
Um homem, cuja vida foi dedicada unicamente à Glorificação de Nossa Senhora, ao ponto de fazer o que fez, deixando Obra, unicamente, por sua conta e risco, merecia, a meu ver, um bocadinho mais de consideração; acho que ele é um exemplo de FÉ VIVA e Perseverança, pois, soube RESISTIR, a tudo e a todos, somente para cumprir a sua promessa a Nossa Senhora!