quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Quem são os infiéis, segundo a Igreja Católica?

INFIDELIDADE é a carência da fé naqueles que não foram baptizados, ou naqueles que a perderam. Há três espécies de infidelidade: a dos hereges, a dos judeus e a dos pagãos.

Os hereges perderam a fé; os judeus não a querem receber; os pagãos ou não a conhecem porque não lhes foi anunciada, ou conhecendo-a não a quiseram receber. O pecado dos hereges é mais grave que o dos judeus; o dos judeus mais grave que o dos pagãos. 

A infidelidade é o último pecado a que o homem chega por via doutros pecados. As causas principais da infidelidade daqueles que conhecem a Fé são: a ignorância dos motivos de credibilidade; a independência da vontade que não quer sujeitar-se a nenhuma autoridade; o desprezo da oração; a educação neutra ou irreligiosa dada nas escolas; a leitura de livros contrários às verdades da Fé; a frequentação com incrédulos; a corrupção dos costumes. 

Os meios de vencer estes obstáculos são: procurar sólida instrução religiosa; considerar as funestas consequências da falta de Fé, e as vantagens que ela oferece para a vida presente e para a vida futura;
rezar; frequentar os actos do culto religioso.

Padre José Lourenço in Dicionário da Doutrina Católica


blogger

Sem comentários: