segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Traditionis Custodes não se aplica aos Institutos Ecclesia Dei, disse o Papa Francisco

A Fraternidade Sacerdotal de São Pedro (FSSP) divulgou hoje um comunicado no qual informa que o Superior do Distrito de França, Abbé Benoît Paul-Joseph, e o Reitor do Seminário do Seminário em Wigratzbad, Abbé Vincent Ribeton, se reuniram com o Papa Francisco no dia 4 de Fevereiro.

Perante algumas incertezas sobre o futuro da FSSP, o Papa disse-lhes que o motu proprio Traditionis Custodes, que infligiu sérias restrições à Missa Tradicional, não se aplica aos Institutos Ecclesia Dei.

O Papa decidiu ainda assinar um decreto dirigido à FSSP, escrito em latim e em espanhol, cuja tradução para português aqui publicamos:

O Santo Padre Francisco, a todos e cada um dos membros do Instituto de Vida Apostólica, "Fraternitas Sancti Petri", fundado a 18 de Julho de 1988 e reconhecido pela Santa Sé com o estatuto jurídico de "direito pontifício", concede permissão para celebrar o sacrifício da Missa, o ritual dos sacramentos e outros ritos sagrados, bem como para recitar o Ofício Divino, de acordo com as edições típicas dos livros litúrgicos em vigor em 1962, a saber, o Missal, o Ritual, o Pontifical e o Breviário Romano.

Podem usar esta faculdade nas suas próprias igrejas ou oratórios; porém, noutros locais apenas com o consentimento do Ordinário local, excepto para a celebração privada da Missa.

Não obstante o acima exposto, o Santo Padre sugere que, na medida do possível, as disposições do motu proprio Traditionis Custodes devam também ser reflectidas.

Dado em Roma, em São Pedro, a 11 de Fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes, no ano de 2022, nono do meu Pontificado.

Francisco


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Ué? E como fica o IBP em Curitiba - Paraná - Brasil? O instituto está celebrando as missas em um salão de festas.