sábado, 31 de dezembro de 2022

Bento XVI morreu. Que a sua alma descanse em paz.

Após os problemas de saúde anunciados nos últimos dias, Bento XVI expirou, entregando a alma ao Criador, às 9h34 (hora de Roma) neste dia último dia do ano 2022.

Eleito Papa, sem grandes surpresas dada a sua proximidade ao Papa João Paulo II, no dia 19 de Abril de 2005. Tentou adaptar-se a um modo relativamente recente de ser Papa: com constantes banhos de multidão e sob o controlo permanente das câmeras. No entanto, surpreendeu pela humildade com que se dirigia às pessoas.

Foi intransigente em alguns pontos que estavam sob pressão para que a doutrina católica se "modernizasse". Especialmente por isso, foi odiado e perseguido até à exaustão pelos meio de comunicação social. Foram também muitos os seus inimigos dentro da Hierarquia da Igreja. Atacaram-no os que o deveriam ter defendido.

Cansado, acabou por resignar, para surpresa geral, no dia 11 de Fevereiro de 2013, dia de Nossa Senhora de Lourdes.

Longe dos holofotes, deixou de ser atacado constantemente e pôde dedicar-se a rezar pela Igreja.

Morreu hoje. A História far-lhe-á justiça. Antes disso, já Deus o fez.

Requiem aeternam dona ei, Domine.
Et lux perpetua luceat ei.
Requiescat in pace.
Amen


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Estou completamente de acordo, embora não concorde, de todo, pelo que pesquisei, e é público, que a sua resignação tenha sido, totalmente, voluntária.
Esperemos a volta, pois com o "caminho livre" tudo será possível...até mesmo a derrocada!
Que ele, agora no Céu, juntamente com os seus "santos" antecessores, interceda pela Igreja, para que Ela descubra, realmente, qual o caminho da VERDADE!