quinta-feira, 11 de abril de 2024

Perdão depois do Genocídio no Ruanda

Passam 30 anos do horrível genocídio no Ruanda. Em cerca de 100 dias, 800 mil pessoas da etnia tutsi foram assassinadas por pessoas da etnia hutu.
 
Um hutu chamado Nkundiye, na altura com 43 anos, matou um homem apenas por ser tutsi. Mais tarde foi preso. Na prisão arrependeu-se profundamente do seu crime, pediu perdão à família da vítima e hoje em dia ambas as famílias são vizinhas.
 
Nkundiye conta como foi perdoado pela viúva do homem que assassinou, Laurencia Mukalemera:

«Estou-lhe muito agradecido. Desde que lhe pedi desculpa, depois da vida na prisão, confessando os meus crimes e pedindo-lhe perdão ela perdoou-me. Hoje em dia até deixo os meus filhos com ela quando estou fora.»

Este exemplo de perdão é fortíssimo! O mal não vencerá!


blogger

8 comentários:

Anónimo disse...

" Perdoar é divino..."
Como o mundo seria diferente, todos assim procedessemos.

Roberto disse...

a vítima era católico? a viúva da vítima o é? o assassino é católico? caso contrário vão todos para o inferno. Rezemos pela conversão dos Pobres pecadores. Muitas Almas vão para o inferno porque não há quem reze por elas. É absolultamente necessário nos convertamos e nos arrependamos para que os nossos pecados nos sejam perdoados. O resto é conversa fiada.

Roberto disse...

a vítima era católico? a viúva da vítima o é? o assassino é católico? caso contrário vão todos para o inferno. Em caso positivo, supomos haja feito uma boa e santa Confissão Sacramental. Rezemos pela conversão dos Pobres pecadores. Muitas Almas vão para o inferno porque não há quem reze por elas. É absolultamente necessário nos convertamos e nos arrependamos para que os nossos pecados nos sejam perdoados. O resto é conversa fiada.

Padre David de Castro Pernas disse...

Roberto, então Deus criou biliões ou triliões de pessoas, sabendo que nunca seriam baptizadas nem lhes chegaria o Evangelho de Jesus Cristo, de propósito para que fossem condenadas? Se isso é verdade, o Roberto tem obrigação de ir por toda a Ásia onde há milhões de almas assim hoje em dia, para lhes dizer isso mesmo. Agora creio que isso é calvinismo disfarçado de catolicismo do bom, já que crê na predestinação das almas

Anónimo disse...

E isso que importa?
Saber perdoar é um ensinamento de Jesus Cristo, talvez mais bem assimilado por crenças evangélicas e de outras " seitas", tantas vezes testemunhadas em Julgamentos- tribunal- por pais e outros familiares, a quem assassinaram filhos e outros...
Mesmo sofrendo e chorando, esforçarm- se por " aprender" a perdoar e até o dizem ao assassino.

Anónimo disse...

Caro Roberto, desde que em seu coração acreditem que estão na Verdade e pratiquem os Mandamentos, outros, que professem religiões diferentes, podem Salvar- se. Só Deus conhece a " história " de cada um e, daí, não podermos julgar.
E o perdão, reflexo da Misericórdia, também existe noutras " seitas", que estudam e praticam o Evangelho.
Agora, devemos rezar pela União dos " irmãos separados", como Jesus pede, para que voltem ao redil e haja " um só rebanho e um só Pastor".

Anónimo disse...


O Perdão é uma decisão, uma questão de vontade, que nem sempre implica reconciliação, tal como me ensinaram, uma vez que há casos, onde a reconciliação é quase impossível, pois também depende do outro...
Podemos decidir perdoar, em nosso coração e, depois, entregar a Deus o resto, para que Ele Santifique e aperfeiçoe, esperando e ACREDITANDO com humildade, de que Ele TUDO fará para que as coisas se resolvam da melhor maneira. E isto somente nos liberta e traz a Paz!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.