sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Memória de Lepanto - Aura Miguel

Tudo aconteceu no dia 7 de Outubro de 1571. Nesse dia, ao largo de Lepanto (na Grécia), travou-se uma batalha naval decisiva para o futuro do Mediterrâneo e, por isso, da Europa: a 7 de Outubro de 1571, os cristãos venceram os turcos otomanos.

Nesse mesmo dia, enquanto decorria a batalha, a praça de São Pedro encheu-se para uma procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário, pedindo-lhe que impedisse a invasão otomana da Europa.

Desde então, por causa dessa vitória, o dia 7 de Outubro ficou para sempre ligado à importância do terço e à festa de Nossa Senhora do Rosário. Devoção que, séculos mais tarde, viria a ser reforçada em Fátima pela própria Virgem: “Eu sou a Senhora do Rosário. Continuem sempre a rezar o terço todos os dias”, disse Ela aos pastorinhos. Portanto, uma dupla responsabilidade para os cristãos portugueses.

É certo que, 440 anos depois da batalha de Lepanto, o rosto da Europa já não é o que era. Aliás, modificou-se tanto que quase já nem tem rosto. Agora, se as pretensões turcas ainda se mantêm, ou não, isso é outra história…


blogger

Sem comentários: