sexta-feira, 12 de junho de 2015

É preciso um esforço para a paz - Papa Francisco a Putin

O Papa Francisco recebeu há dois dias (10 Jun) o presidente da Rússia no Vaticano.

Apesar de ser a segunda vez que Putin se desloca à Santa Sé para se encontrar com o Santo Padre, não deixa de ser impressionante o facto de ser o líder russo a ir a Itália e não o contrário.

É verdade que Putin chegou mais de uma hora atrasado, mas o Papa Francisco manteve a serenidade ao longo de todo o encontro, dizendo tudo o que tinha para dizer.

O encontro foi praticamente dedicado ao conflito com a Ucrânia e à situação no Médio Oriente.

Segundo o Pe. Federico Lombardi, director de comunicação da Santa Sé, o Santo Padre disse a Putin que "é necessário um esforço grande e sincero para chegar à paz" e que era "importante reestabelecer um clima de diálogo, que todos os partidos se devem esforçar para avançar com os Acordos de Minsk".

No final do encontro o Santo Padre ofereceu a Putin uma medalha com uma pequena referência à Ucrânica e a outros conflitos.
De acordo com o Pe. Federico Lombardi, o Papa Francisco disse a Putin que a medalha representa o anjo da paz, que "destrói todas as guerras e fala da solidariedade entre os povos."

Os meios de comunicação social dizem que o Papa pede a paz mas nunca refere o nome da Rússia, mas a verdade é que disse tudo à frente do presidente russo.




blogger

Sem comentários: