sábado, 13 de março de 2021

10 motivos para ir à Missa Tradicional

1. Sereis como santos

Levando em consideração que a Missa celebrada até 1970 era, praticamente, a de São Gregório Magno (codificada em torno do ano 600), estamos a falar de 1400 anos da vida da Igreja, ou seja, a maior parte da história dos seus santos. As orações, os hinos, as leituras que alimentaram a fé dos santos são as mesmas que alimentam a nossa. 

É a missa de São Tomás de Aquino, quem compôs o próprio da festa de Corpus Christi; é a missa que assistia São Luis, Rei de França até três vezes por dia; é a Missa na qual São Felipe Neri caía em êxtases durante os quais era preciso ampará-lo; é a Missa que se celebrava clandestinamente em Inglaterra e na Irlanda na época das perseguições; é a Missa que rezava São Damião de Molokai na capela construída com as suas mãos leprosas… 

2. O que é verdadeiro para nós é ainda mais para nossos filhos 

A liturgia tradicional forma a mente e o coração dos nossos filhos nos louvores divinos, por meio do exercício das virtudes da humildade, obediência e adoração silenciosa. Preenche os seus sentidos e sua imaginação com os sinais e os símbolos sagrados, com “cerimónias místicas” como as chamava o Concílio de Trento. Os pedagogos sabem que as crianças são mais sensíveis às ilustrações visuais do que a longos discursos. A solenidade da liturgia tradicional abrirá às crianças catequizadas a transcendência, e fará nascer em muitos meninos varões o desejo do serviço ao altar. 

3. A Missa Universal

A liturgia tradicional não só estabelece um vínculo de unidade temporal entre a nossa geração e as que nos precederam, mas também um vínculo de unidade especial entre todos os fiéis do Mundo. Antes da reforma litúrgica era um grande consolo para os viajantes descobrir que além das culturas e das línguas, a Missa era sempre a mesma em todas as partes, a mesma que celebrava o sacerdote da sua paróquia. Era também a mais evidente confirmação da autêntica catolicidade do seu catolicismo. Que contraste com certas paróquias actuais onde a Missa muda de um sacerdote para o outro e de um Domingo para o outro. 

4. Sabemos o que esperar

Uma cerimónia centrada no sacrifício de Nosso Senhor no Calvário. O silêncio, antes, durante e depois. Apenas meninos a fazer acólitos. Apenas mãos consagradas para tocar o Corpo de Cristo. Nada de extravagâncias nos ornamentos ou na música. Por outras palavras, a única actividade que o homem, quando não se se celebra de maneira inadequada, não pode desviar do seu único propósito: o culto ao verdadeiro Deus. 

O Pe. Johathan Robinson, do Oratório de São Felipe Néri, no seu livro 'The Mass and Modernity' (Ignatius Press, 2005), escrito antes de que se familiarizasse com a liturgia tradicional, assinala que a atracção principal e perene do que ainda era o rito antigo é que ele oferece “um propósito transcendente”, ainda que seja mal celebrado.[1] Enquanto a Missa Nova, nada garante a “centralidade do mistério pascal”.[2] 

5. É original

O rito romano tradicional tem uma orientação teo e cristocêntrica patente, manifesta tanto na posição ad Orientem do celebrante como nos ricos textos do missal que destacam o mistério trinitário, a divindade de Nosso Senhor e o Seu sacrifício na Cruz. Como bem documentado pelo professor Lauren Pristas,[3] as orações do novo missal carecem de clareza na expressão do dogma e ascetismo católicos; no entanto, as orações do velho missal não têm nenhuma ambiguidade ou equívoco. É cada vez maior o número de católicos que não tem conhecimento de até que ponto a reforma litúrgica foi precipitada e de como leva a uma confusão por causa de suas opções quase ilimitadas e da sua descontinuidade com os catorze séculos anteriores de oração da Igreja. 

6. Um santoral superior

Nos debates litúrgicos, uma grande parte dos intercâmbios centra-se, não surpreendentemente, na defesa ou crítica das mudanças feitas no Ordinário da Missa. Mas não devemos esquecer que uma das diferenças mais importantes introduzidas no missal de 1970 é o seu calendário, começando pelo santoral. O calendário de 1962 é uma maravilhosa introdução à história da Igreja primitiva, hoje tantas vezes esquecida. Está tão providencialmente ordenado que a sucessão de certas festividades forma conjuntos que ilustram uma faceta particular da santidade. 

Por seu lado, os criadores do calendário reformado eliminaram ou degradaram 200 santos, começando por São Valentino. São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes, desapareceu, com a desculpa de que não teria existido, apesar das inúmeras vidas que salvou. Privilegiou-se de forma sistemática a ciência histórica moderna em relação as tradições orais da Igreja. Esta preferência científica faz pensar nas seguintes palavras de Chesterton na sua obra Ortodoxia: “É muito fácil compreender por que uma lenda é considerada e deve ser considerada com maior respeito que uma obra histórica. A lenda é, geralmente, obra da maioria dos membros da aldeia, uma maioria de homens de espírito são. O livro, geralmente, é escrito pelo único homem louco da aldeia.”

7. Um temporal superior

O temporal também sofreu alterações. O ciclo litúrgico é muito mais rico no calendário de 1962. Cada Domingo do ano tem o seu conteúdo próprio, que é uma espécie de marcador para os fiéis graças ao qual podem medir, ano após ano, seu progresso ou retrocesso espiritual. O calendário tradicional observa antigas circunstâncias recorrentes, como as Quatro Têmporas ou as Rogativas que manifestam, além de nossa gratidão para com o Criador, a nossa submissão alegre ao ciclo natural das estações e das colheitas. 

O calendário tradicional não tem um “tempo ordinário”, expressão muito infeliz, considerando que depois da Encarnação já nada pode ser “ordinário”; em contraste, tem um tempo depois da Epifania e um tempo depois de Pentecostes, o que prolonga o eco dessas festas. Como Natal e Páscoa, Pentecostes, festa não menor, tem a sua oitava na qual a Igreja conta com tempo suficiente para renovar o seu ardor sob o influxo do fogo celestial. Sem deixar de mencionar o tempo da Septuagésima que ajuda o povo de Deus a passar com suavidade da alegria do Natal para a dor da Quaresma. Todos estes tesouros preciosamente conservados ligam-nos com a Igreja dos primeiros séculos… 

8. Uma melhor introdução à Bíblia

A opinião corrente pretende que um dos principais progressos do Novus Ordo é o seu ciclo trienal e as leituras mais numerosas que supostamente ajudam a um melhor conhecimento da Bíblia. Mas com isso se ignora que, embora seja verdade que a nova disposição tenha multiplicado as leituras, também foi destruído o vínculo que as unia no Vetus Ordo e que constituía a trama da Missa, Domingo a Domingo. 

Em termos de leituras bíblicas, o Ordo tradicional responde a dois princípios admiráveis: – em primeiro lugar, as passagens não são escolhidas pelos seus interesses (a fim de cobrir a maior extensão possível da Escritura) mas para iluminar a festividade particular celebrada; – em segundo lugar, o acento, ao invés de uma alfabetização bíblica dos fiéis, está posto na “mistagogia”. Por outras palavras, as leituras da missa não são concebidas como um curso bíblico dominical, mas como uma iniciação progressiva aos mistérios da fé através da liturgia. O seu número limitado, a sua concisão, a sua pertinência litúrgica e sua repetição anual torna-as em um agente muito eficaz de formação espiritual e numa perfeita preparação para o sacrifício eucarístico. 

9. A devoção à Sagrada Eucaristia

Naturalmente, a forma ordinária pode ser celebrada com reverência e devoção no momento da comunhão, pode acontecer que só a distribuam os ministros ordenados aos fiéis na boca. Mas todos os domingos, na maioria das paróquias ordinárias, recorre-se aos ministros extraordinários para dar a sagrada comunhão aos fiéis presentes, que, em grande medida, a recebem na mão. Estas duas atitudes minam profundamente o sacrossanto respeito devido ao Santíssimo Sacramento e, portanto, a compreensão do mistério eucarístico. E mesmo quando se comunga na boca, em pé na fila do sacerdote em vez da do ministro extraordinário, corre-se o risco de se aproximar de Jesus-Hóstia com a alma distraída, atormentada ou mesmo indiferente, o que não é melhor. 

Momento de grande solenidade, tradicionalmente muito edificante para as crianças, a comunhão acaba, deste modo, por converter-se num momento de agitação e confusão. O esquecimento da presença real de Nosso Senhor na Sagrada Eucaristia conduz inexoravelmente na “protestantização” de nossa relação com Deus. Enquanto o indulto da comunhão na mão não for abolido, a liturgia tradicional é a única forma segura para preservar e alimentar nossa compreensão do mistério da presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo tanto na Sagrada Eucaristia como na Igreja e nas nossas vidas de cristãos. 

10. O mistério da Fé

Se fôssemos ficar apenas com uma razão que justificasse a escolha Missa Tradicional seria simplesmente porque esta é a expressão mais perfeita do Mistério da Fé. O que São Paulo chamou musterion e que a tradição latina designa com os termos de mysterium e sacramentum é tudo menos um conceito marginal na Cristandade. A incrível revelação de Deus aos homens, ao longo de toda história e em particular na pessoa de Cristo, é um mistério no sentido mais elevado do termo: é a revelação de uma realidade perfeitamente inteligível mas sempre inevitável, sempre luminosa mas que nos cega com a sua mesma luminosidade. As cerimónias litúrgicas que nos colocam em contacto com Deus deveriam levar o selo da Sua presença misteriosa e infinita. Pela sua língua sagrada, pelo seu ordenamento, pela sua música e a postura do sacerdote a Missa Tradicional tem, sem dúvida alguma, esse selo. Ao favorecer o sentido do sagrado, a Missa Tradicional conserva intacto o mistério da fé.[4] 

Peter Kwasniewski in Life Site News
Tradução: sensusfidei.com.br

Notas: 

[1] Jonathan Robinson, The Mass and Modernity, Ignatius Press, 2005, p. 307.
[2] Ibid., p. 311.
[3] Collects of the Roman Missal: A Comparative Study of the Sundays in Proper Seasons Before and After the Second Vatican Council, London, T&T Clark, 2013.
[4] Por muitos séculos – e até mesmo, de acordo com St. Thomas de Aquino, a partir dos Apóstolos – o sacerdote diz “Mysterium fidei” no momento da consagração do cálice.



blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

E mesmo concordando com tudo que hoje nos é explicado, pois antes, também rejubilamos com a "mudança", apesar de sermos ainda crianças, como participar nessas Missas, se, praticamente, estão fora do nosso alcance ou até proibidas? Não veem o que DECRETARAM sobre a Comunhão de joelhos e na boca? E como muitos FIÉIS são ridicularizados e humilhados, por tentar fazê-lo?
Às vezes, apetece-me desligar das Paróquias e refugiar-me nas Comunidades mais Fiéis à Tradição, mas não sei bem se é isso o que Deus quer, pois, a maioria dos Párocos é jovem e já foi FORMATADA, segundo "a nova modalidade", mesmo que se esforcem por dar o seu melhor!
E, assim, vivemos numa contínua luta entre o que é melhor ou o que é pior para nós! E AQUELA---Igreja-- que Jesus Instituiu para que pudéssemos TER CERTEZAS, no reconhecimento da VERDADE, acaba por Se transformar em MOTIVO de Confusão, roubando-nos a Paz!
E ai, se não existissem--como alguém já disse--os Blogueiros! Morreríamos IGNORANTES e AMORDAÇADOS, porque, com os amigos do mundo--e de quem gosto muito--somente podemos falar do tempo...e com os da Igreja, dadas as circunstâncias, também nos sentimos cada vez mais "desentendidos!"